Um dos principais jovens talentos a entrarem na NBA no início da década passada está declaradamente falido. O ex-ala Darius Miles teve seus bens leiloados nesta quarta-feira, após admitir não ter condições de saudar as dívidas contraídas nos últimos anos. O ex-jogador de 35 anos, que teve passagens destacadas por Los Angeles Clippers e Portland Trail Blazers, recebeu pouco mais de US$60 milhões em salários ao longo de nove anos de carreira.
O leilão incluiu uma série de itens de posse do ex-atleta, dos mais triviais aos mais valiosos. Máquinas de fazer waffles, móveis e aparelhos de karaokê puderam ser arrematados no evento ao lado de camisas autografadas de astros como LeBron James, Latrell Sprewell e Larry Bird. A quantia arrecadada com as vendas será revertida para o pagamento de uma dívida estimada pelo próprio Miles em quase US$1.6 milhão.
“Darius tem tanta bondade e personalidade que, se alguém precisasse de algo, ele simplesmente saia de casa e comprava. Trata-se, provavelmente, do jogador mais humilde que já conheci. Eu apenas torço para que tudo isso dê-lhe a oportunidade de recomeçar”, contou o leiloeiro Virgil Straeter, responsável pelo processo de avaliação dos bens. Gastos excessivos e investimentos imobiliários mal sucedidos causaram a falência do ex-ala.
Terceira escolha do draft de 2000, Miles teve sua carreira limitada a somente sete temporadas por conta de múltiplas lesões no joelho e vários problemas longe das quadras. Além da carreira no basquete, Miles participou de três filmes (incluindo “Nota Máxima”, que protagonizou com Chris Evans e Scarlett Johansson) e foi patrocinado pela Jordan Brand.
Em 446 jogos disputados por Clippers, Blazers, Cleveland Cavaliers e Memphis Grizzlies, Miles acumulou médias de 10.1 pontos, 4.9 rebotes e mais de 47% de aproveitamento nos arremessos de quadra em 26.3 minutos de ação por noite.
https://www.youtube.com/watch?v=AvzafdAbOQg