Depois de uma temporada como consultor técnico do Los Angeles Lakers, o técnico italiano Ettore Messina está de volta ao basquete europeu. Nesta terça-feira, ele confirmou que vai deixar a franquia para assumir o comando do CSKA Moscou, da Rússia. O vínculo entre as partes ainda não foi finalizado, mas sabe-se que o treinador incluirá uma cláusula de liberação automática em caso de propostas da NBA.
Messina chegou ao Lakers em junho do ano passado, indicado pelo amigo Mike Brown para integrar sua comissão técnica. Aos 52 anos, ele tem o objetivo de treinar um time da NBA na carreira, mas as constantes ofertas para comandar a elite do basquete europeu e a falta de oportunidades nos EUA fizeram com que abortasse o plano.
Assumindo o CSKA pela segunda vez, o treinador tentará repetir o sucesso da primeira passagem pelo clube, entre 2005 e 2008. Na oportunidade, ele conquistou quatro títulos nacionais e duas Euroligas – maior competição do continente.
Apontado como um dos dez maiores técnicos da história da Euroliga, Messina tem quatro títulos do torneio (1998, 2001, 2006 e 2008) e ainda conduziu a seleção italiana ao vice-campeonato continental em 1997. Por seus serviços ao basquete do país natal, foi introduzido no Hall da Fama italiano em 2008.