Entenda como o Houston Rockets pode roubar vaga de Warriors ou Lakers

Time de Houston vem subindo nas últimas rodadas e ameaça californianos

Houston Rockets Warriors Lakers Fonte: Logan Riely / AFP

É oficial! O Houston Rockets desistiu de desistir e mira Golden State Warriors e Los Angeles Lakers por uma vaga no play-in. Com sete vitórias consecutivas e nove nos últimos dez jogos, o time texano vem passando por cima de tudo e todos. Mas é bom entender que o Rockets chega na reta final sem o seu melhor jogador, o que faz ficar ainda mais incrível.

Alperen Sengun vinha brilhando em sua melhor temporada, mas uma lesão grave no joelho e tornozelo o tirou das quadras pelo resto da campanha. Então, o técnico Ime Udoka, passou a utilizar o que tinha para seguir com o propósito de vencer. E os resultados estão vindo.

Publicidade

Foram vitórias sobre times que, na teoria, são melhores, como Sacramento Kings, Phoenix Suns e Cleveland Cavaliers. Mas mesmo sem Sengun, Houston está encontrando formas de superar seus adversários. Agora, a parte que quase ninguém acreditava: Jalen Green vem sendo um dos principais responsáveis por isso.

Sim, Green recebeu muitas críticas ao longo de 2023/24 por conta de seu baixo aproveitamento no arremesso e eventuais lapsos de comprometimento. No entanto, as coisas mudaram quando Udoka pediu a ele para assumir uma carga ofensiva maior.

Desde então, ele produz 26.6 pontos, 6.1 rebotes, 3.4 assistências e quase 40% do perímetro (11 jogos). Ou seja, ele melhorou seu aproveitamento, diminuiu os erros de ataque e está participando mais das partidas. Justamente o que Udoka gostaria que ele fizesse desde o início da campanha.

Publicidade

Até Jock Landale, que ficava “mofando” no banco, tratou de mostrar serviço. Enquanto isso, Jabari Smith Jr e Fred VanVleet estão em boa fase (tirando o jogo contra o Chicago Bulls).

Leia mais

A parte difícil, entretanto, é que faltam poucos jogos para a temporada acabar. Então, o Houston Rockets terá de continuar imbatível (ou quase isso) para tirar a vaga de Warriors ou Lakers. Não será uma tarefa fácil.

Publicidade

No momento, o Rockets segue com campanha negativa: 34 vitórias e 35 derrotas, mas já está na cola de Warriors e Lakers. Décimo 11° no Oeste, o time de Houston possui dois triunfos a menos e uma derrota a mais que Golden State. No entanto, o Lakers está próximo, com uma vitória a mais que a equipe de San Francisco. Ou seja, embolou tudo.

9 Los Angeles Lakers 37 32 0.536
10 Golden State Warriors 36 32 0.529
11 Houston Rockets 34 35 0.493

Mas dos 13 jogos restantes para o Houston Rockets, apenas um é confronto direto (Warriors) e não encara mais o Lakers. O problema é que somente cinco deles serão contra times abaixo na tabela da NBA. Não é impossível, mas para uma equipe que vem embalada e em grande sequência, o moral está no topo.

Publicidade

Ausências

Além de Sengun, o time não terá mais pela temporada o ala Tari Eason, além do pivô Steven Adams, que já chegou com lesão em troca com o Memphis Grizzlies. Mas ainda tem o calouro Cam Whitmore, que vinha fazendo grandes partidas. Whitmore deve perder mais uma semana, pelo menos, por conta de contusão no joelho.

E também existe a sempre possível suspensão de Dillon Brooks, né? Após um lance feio de DeMar DeRozan em Jalen Green, Brooks foi tirar satisfação e a coisa ficou estranha. Então, se o Rockets quer seguir vencendo, é bom alguém dar uma palavrinha no ouvido dele para segurar a onda.

Publicidade

Mas já começou.

Em tom de brincadeira, Jock Landale deu uma cutucada no ala.

“Dillon Brooks, se você está ouvindo, aqui não é Memphis, cara. Pare de ser expulso, pois precisamos de você em quadra. Nós precisamos do seu físico aqui”.

Defesa e ataque

Apesar de ter problemas, a defesa do Rockets é acima da média. Mas a contusão de Sengun deixou o garrafão mais “sensível”. Nos últimos quatro jogos, por exemplo, o time texano sofreu com os rebotes ofensivos dos oponentes, com média de 12 por noite. Ao menos, a equipe diminuiu o número de faltas, especialmente quando não tem sentido algum. Eram muitas faltas bobas, sem necessidade.

Publicidade

Por outro lado, o ataque virou um trunfo de Houston. Como não tem Sengun para ajudar na organização, Fred VanVleet fica um pouco mais sobrecarregado. Mas a vantagem é que fica mais rápido e, como resultado, o time vem fazendo quase 40 pontos no primeiro quarto nos últimos jogos. Assim, já assusta qualquer oponente e mostra que tem capacidade de vencer quando quiser.

Na vitória sobre o Bulls, por exemplo, o Rockets anotou 42 no primeiro período. Manter o ritmo com os reservas, entretanto, é um problema. Como são vários jogadores importantes fora por lesões, entram outros que não estão no mesmo nível.

Publicidade

Assim, pegando só o exemplo de Reggie Bullock, que estava completamente fora da rotação e, por consequência, sem ritmo, teve de atuar por 72 minutos nos últimos cinco jogos. Para quem não jogava de jeito nenhum, é difícil entrar no mesmo nível que seus colegas.

Então, o time vem com uma tendência de fazer ótimos primeiro e terceiro quartos no ataque, enquanto defende melhor no segundo e quarto. São dois tipos completamente diferentes no mesmo jogo.

Lakers e Warriors

O Lakers vem conseguindo se segurar por conta dos astros LeBron James e Anthony Davis, que perderam poucos jogos na temporada. Mas terá partidas complicadas. Apesar de alguns dos embates serem totalmente possíveis de vencer, são seis consecutivos longe de Los Angeles.

Publicidade

Enquanto isso, o Warriors terá missões difíceis. Nesta sexta-feira, o time pega o Indiana Pacers em casa. Depois, são cinco jogos fora de casa. Contra o Rockets, por exemplo, é longe de seus domínios.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários