Um dos mais badalados prospectos do basquete norte-americano recente continua, para resumir, em trajetória tortuosa rumo à NBA. Emoni Bates foi preso no último final de semana após uma arma ser encontrada escondida no veículo que conduzia. O flagrante ocorreu em uma abordagem de rotina da polícia, mas que – por algum motivo – envolveu uma vasculha ao veículo.
O advogado do jogador alega que o carro não era do seu cliente e, assim, não tem responsabilidade sobre o artefato. “Contenham os julgamentos, pois existe muito mais detalhes nessa história do que o divulgado. Emoni emprestou o carro de uma pessoa, foi parado e, então, a arma acabou localizada. Logo, ele não tem relação com isso”, declarou Steve Haney.
O jovem foi liberado após o pagamento de fiança, mas tais alegações não foram o bastante para “livrá-lo”. Além de preso, Emoni Bates recebeu acusação formal por posse ilegal de arma. A questão foi agravada porque a identificação do artefato, a princípio, teria sido alterada. Ele prestou depoimento a oficiais de justiça e deverá se apresentar ao tribunal dentro de duas semanas.
A abordagem aconteceu próximo do campus da Universidade de Eastern Michigan, seu novo time. “Já estamos cientes da situação envolvendo Emoni e, certamente, encaramos essa questão com muita seriedade. Ele está suspenso dos treinos e de seus privilégios como estudante-atleta enquanto o processo legal não for concluído devidamente”, declarou a instituição.
Leia mais
- NBA considera permitir salto direto do colegial para NBA novamente
- Oito times controlam 85 escolhas de primeira rodada do draft até 2029
- Artigo – As dez piores escolhas da história do draft da NBA
Queda livre
A prisão é mais um capítulo que marca a derrocada de Bates enquanto prospecto. O jovem ala foi considerado um fenômeno no basquete colegial, sendo o primeiro sophomore a ser eleito melhor jogador de high school do país. Em 2019, assim, ele chegou a ser capa da revista Sports Illustrated alardeado como possível sucessor de LeBron James. Desde então, no entanto, a badalação esfriou muito.
O último ano colegial, bem como a temporada de estreia universitária em Michigan State, foram vistas como decepções em certo nível. Transferiu-se, então, para Eastern Michigan. Com resultado, o seu status como prospecto despencou. O atleta de 18 anos era favorito à primeira escolha do draft de 2023 até pouco tempo. Mas, agora, ele é visto como uma possível (sequer provável) seleção de primeira rodada de recrutamento.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram