O prêmio de jogador mais valioso da temporada ainda não foi anunciado pela NBA, mas a disputa já é dada como resolvida. Tanto que, de certa forma, até o provável segundo colocado da concorrência já reconheceu a “derrota”. O astro Joel Embiid falou sobre Nikola Jokic ter sido eleito MVP da temporada novamente e, antes de tudo, acredita que não havia voto errado. O troféu está, em suma, bem entregue.
“Primeiramente, quero dar parabéns a Nikola. Ele mereceu o prêmio, pois fez uma temporada sensacional. Havia muitos candidatos e, por isso, não existia a escolha certa ou errada. Poderia ter sido Giannis Antetokounmpo ou até mesmo Devin Booker, por exemplo. Então, acho que critérios mudam para atender narrativas”, teorizou o pivô do Philadelphia 76ers, depois da derrota para o Miami Heat.
Esse é o segundo ano consecutivo, aliás, em que Embiid perde o prêmio em uma disputa direta com Jokic. Foi assim também na última temporada, mas, naquela ocasião, a concorrência já parecia bem mais definida. O Sixers, notando a maior chance de vitória, investiu em forte lobby nos bastidores pelo camaronês nesse ano. Embora elogie o sérvio, o astro não esconde estar decepcionado e contrariado.
“Eu não estou bravo, acima de tudo. Eu coloquei-me em condição de ganhar esse reconhecimento nos últimos dois anos, mas não aconteceu. Na última temporada, por exemplo, fiz campanha para vencer. Respondi perguntas abertamente nesse ano. Realmente já não sei o que mais preciso fazer para conquistar esse prêmio antes de aposentar-me”, lamentou o cestinha da temporada (30.6 pontos).
Votação problemática
Não dava para escolher errado entre Joel Embiid e Nikola Jokic para MVP, mas a assertividade do sistema de votação é outra história. Para o pivô, por exemplo, o processo está errado. Não é segredo que os atletas da NBA não gostam, em primeiro lugar, que membros da imprensa escolham os premiados oficiais. Ele vê a mídia, sobretudo, como um grupo contaminado por preferências pessoais e corporativismo.
“Eu lembro de um podcast em que um votante da imprensa disse algo como ‘dane-se Jalen Green’. Soou, certamente, que tinha alguma rixa pessoal com o jogador. Se você permite que essa pessoa vote, não será justo. E caso esse atleta estivesse na briga por um prêmio ou para ser all-star? Eu não acho que seja justo, pois não acho que seja certo algo assim”, argumentou a referência do Sixers.
Com problemas ou não, o fato é que mais uma votação de MVP ficou para trás. E Embiid, assim, pode redirecionar a atenção para o maior objetivo do ano. “O que acontecer, aconteceu. Já não há, afinal, como voltar atrás. Entreguei tudo o que tinha e, mesmo assim, não aconteceu. É hora, então, de dedicar energias e foco àquilo que realmente importa: vencer o campeonato”, concluiu o craque.
Leia mais
“Se pudesse escolher, Embiid seria o meu MVP”, afirma Durant
“Chegou a minha hora de ser MVP da temporada”, avisa Embiid
Artigo – Com Jokic, a NBA vai errar o MVP mais uma vez
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram