Joel Embiid não esconde ter desenvolvido um tipo de fixação na conquista do prêmio de MVP da liga. No entanto, antes disso, o astro do Philadelphia 76ers conseguiu fazer história de outra maneira. E, dessa forma, ainda reforçou sua campanha pelo objetivo maior. Com 30.6 pontos por partida, Embiid tornou-se o primeiro cestinha de uma temporada da NBA nascido fora dos EUA.
O camaronês nem precisou entrar em quadra, aliás, para sagrar-se o maior pontuador da campanha. Ele não participou da vitória do Sixers diante do Detroit Pistons, mas a ausência de Giannis Antetokounmpo na última rodada da temporada fechou a questão. LeBron James teve a segunda maior média de pontos do ano, mas não alcançou o número mínimo de jogos para qualificar-se à lista.
Não ser estadunidense, porém, foi só uma das marcas estabelecidas por Embiid como cestinha da temporada da NBA. O atleta, primeiramente, é o primeiro pivô a ficar no topo da lista de pontuadores desde Shaquille O’Neal, em 2000. Jogadores da posição, por sinal, não registravam média acima de 30 pontos por jogo desde Moses Malone, em 1982. A lenda da NBA, na oportunidade, levou o prêmio de MVP.
Por fim, o africano passou a ser o atleta com menor minutagem a ser cestinha de uma campanha em sete décadas. Seus 33.8 minutos, afinal, superaram os 34.2 minutos atuados por noite por Stephen Curry em 2016.
Final dominante
Pode-se dizer que, no fim das contas, Embiid deixou uma última impressão fenomenal na disputa pelo prêmio de MVP. Foi, em suma, mais dominante do que nunca. Ele teve médias de quase 35 pontos e 14 rebotes, por exemplo, nos dez jogos finais disputados na temporada. Marcou, além disso, mínimo de 40 pontos em três das últimas quatro partidas – sequência inédita nessa campanha.
O ídolo do Sixers fechou sua temporada, simplesmente, com a única atuação com 40 pontos e 20 rebotes de qualquer jogador na atual campanha. Essas atuações, como resultado, conduziram o Sixers a garantir-se com vantagem de mando de quadra na primeira rodada dos playoffs. Além dos seus 30.6 pontos, Embiid encerra o ano com médias de 11.7 rebotes e 4.2 assistências por noite.
Leia mais
“Chegou a minha hora de ser MVP da liga”, garante Embiid”
Joel Embiid: “Ainda não entendi o que aconteceu com Ben Simmons”
“Embiid merece ser MVP da temporada”, afirma Harden
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like, mas não se esqueça de ativar as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram
BR4BET