Dwight Howard: “Eu via James Harden como um jovem Kobe Bryant”

Veterano pivô revela que encarava parceria com armador como uma possível nova versão da dupla Shaq e Kobe

james harden kobe bryant Fonte: Scott Halleran / AFP

Dwight Howard tornou-se um dos maiores jogadores da história do Orlando Magic na primeira metade da carreira. Mas, depois de deixar a Flórida, virou um “cigano” da NBA. Ele passou por seis franquias em oito anos e, como resultado, atuou com vários grandes astros da liga. Com essa experiência, ele revelou que via bastante semelhanças entre James Harden e o saudoso Kobe Bryant.

“Eu joguei no Los Angeles Lakers antes, então, quando observei James no Houston Rockets, vi uma versão jovem de Kobe. Sem desrespeito a James, não quero dizer que seja ruim, mas não sei por que pensei isso. Pensava que pudéssemos ser uma nova versão da dupla Kobe e Shaquille O’Neal. Chegamos a uma final do Oeste, mas não foi assim”, contou o astro, em entrevista ao podcast “My Expert Opinion”.

Publicidade

As comparações entre as parcerias, a princípio, podem parecer absurdas pelo porte dos jogadores envolvidos. Mas, na época, até eram compreensíveis pelo momento da carreira dos craques. A dupla entre Howard e Harden durou três anos e, assim como aquele duo histórico do Lakers, não foi calma. Ambos, ao que tudo indica, não se davam nada bem nos bastidores e os resultados não vieram.

“A dinâmica parecia semelhante, antes de tudo. James era esse jovem ala-armador que estava em ascensão, enquanto eu já era um pivô dominante mais experiente. Via essa comparação e, por isso, imaginava que tínhamos uma chance de sermos campeões. Mas acho que nunca estivemos tão entrosados quanto seria necessário para isso”, avaliou o pivô, que jogou em Taiwan na última temporada.

Publicidade

Leia mais

Lakers

No entanto, antes de formar dupla com James Harden, Dwight Howard jogou com o próprio Kobe Bryant. E não foi nada tranquilo também. O Lakers formou o chamado “Big Four”, pois ainda tinham Pau Gasol e Steve Nash, e os resultados foram pífios. A equipe mal chegou aos playoffs e não passou da primeira rodada do mata-mata. Por isso, o pivô resolveu deixar o time ao fim da temporada.

“Se eu seguisse em Los Angeles, eu sinto que muitas das narrativas e opiniões das pessoas sobre mim seriam diferentes hoje. Afinal, quando resolvi ir embora e não disse nada, permiti que a imprensa contasse a minha história. Diziam que eu não soube lidar com os holofotes, por exemplo. E isso virou uma verdade porque não quis responder essas besteiras”, refletiu o veterano.

Publicidade

Olhando em retrospecto, então, Howard acredita que cometeu um erro na saída do Lakers. “É provável que, se eu tivesse pensado melhor, decidisse seguir no Lakers. Acho que daria certo lá porque conseguiria encontrar um entrosamento com Kobe. Caso a gente deixasse as diferenças e besteiras de lado, nós daríamos um jeito de fazer funcionar”, concluiu.

Vale lembrar que o pivô voltaria ao Lakers em 2019 e, em seguida, foi campeão da NBA na “bolha”. Foi o último título dos angelinos e o único do jogador.

Publicidade

Aprendizado

Se a comparação não procede, ao menos, Kobe Bryant é uma declarada inspiração para James Harden. O ídolo do Lakers é um jogador que influenciou uma geração de jogadores com a sua impassível mentalidade. Essa ânsia competitiva, aliás, foi algo que marcou e ainda marca a carreira do armador. Foi o grande aprendizado absorvido pelo atleta enquanto testemunhava a trajetória do finado craque.

“O seu espírito competitivo, certamente, é uma virtude que carrego comigo. Todos queremos chegar ao fim da jornada e os objetivos, mas os passos necessários até lá são importantes. É essa jornada, afinal, que faz de você um campeão. Isso é o que te define enquanto competidor, no fim das contas”, resumiu o (por enquanto) armador do Philadelphia 76ers.

Publicidade

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários