Em quase duas décadas em San Antonio, Tim Duncan nunca havia visto uma offseason como a atual do Spurs. Todos os planos da franquia se realizaram de forma impecável, garantindo a manutenção dos principais agentes livres do elenco e ainda fechando a contratação de outros dois all stars: LaMarcus Aldridge e David West. Mesmo conhecendo a competência da direção do time, o veterano ala-pivô admite que não esperava um período tão bem sucedido.
“Foi inacreditável. Eu não imaginava que nossa offseason terminaria assim. Nós contratamos vários jogadores altruístas e que sabem jogar, como LaMarcus e David. Então, não vamos ter que reinventar a roda aqui: nosso sistema de jogo continuará o mesmo de anos anteriores, só adicionaremos os novos reforços à equipe para ver como tudo funciona”, afirmou Duncan, que deve disputar sua última temporada na NBA, em entrevista ao site Bleacher Report.
O ídolo texano formará uma nova dupla de garrafão na próxima temporada, atuando ao lado de Aldridge. Ele tem consciência do momento que vive na carreira e parece pronto para “passar o bastão” para o craque recém-chegado. “Não estou preocupado em como LaMarcus beneficiará meu jogo. Eu estou preocupado em como posso beneficiá-lo. Deixarei que jogue seu basquete e apenas ver onde posso me encaixar, como ajudar”, explicou, sem vaidades.
Como vem acontecendo nos últimos anos, Duncan deve ser poupado ao máximo ao longo da temporada regular para chegar inteiro aos playoffs. A chegada de David West, neste sentido, dará ao técnico Gregg Popovich a oportunidade de continuar dosando os minutos do jogador de 39 anos. A idade e desgaste são preocupações para a equipe, mas o craque só pensa em aproveitar seu provável último ano competindo profissionalmente.
“Tentarei não pensar em minha idade. Eu estou ficando mais lento, mas ainda acho que fiquei um pouco melhor também [risos]. Sou um abençoado por ter atuado por tantos anos, manter-me saudável e ser parte de times vencedores. Não há muito mais que você possa pedir de uma carreira”, contou o ala-pivô, que prepara-se para a vida pós-basquete cuidando de sua oficina de customização automotiva nas férias.
Um dos atletas mais bem sucedidos da história do basquete norte-americano, Duncan possui um currículo quase impossível de ser resumido. Entre outras diversas conquistas, ele ganhou cinco títulos da NBA, dois prêmios de MVP da liga, dez seleções para o quinteto ideal da temporada e 15 convocações para o Jogo das Estrelas em 18 anos de carreira. Em 1.331 partidas disputadas, o gênio registra médias de 19.5 pontos, 11.0 rebotes e 3.1 assistências.