Documentário mostra história de superação na NBA

Filme contará a luta de Mahmoud Abdul-Rauf contra a pobreza, racismo, síndrome de Tourette e intolerância religiosa

documentário história superação nba Fonte: ERIC CHU / AFP

Na última sexta-feira (05), o portal Showtime Sports lançou o documentário ‘Stand’, que conta a história de superação do ex-jogador da NBA, Mahmoud Abdul-Rauf. Durante suas nove temporadas na liga, ele lutou contra a pobreza, racismo, síndrome de Tourette e intolerância religiosa. Tudo isso para acabar não tendo mais um espaço por conta de suas crenças.


O Denver Nuggets escolheu o armador na terceira escolha geral de 1990. Sua rapidez, junto com seu bom controle de bola, garantiram um rápido destaque na liga. Além de ser muito dedicado, o que está ligado a sua batalha contra a Tourette.

Mas Abdul-Rauf , que antes tinha o nome de Chris Jackson, se converteu ao islamismo no início de sua carreira. Após se tornar um praticante da religião, ele não via sentido em participar do hino americano antes dos jogos. Para ele, a bandeira dos Estados Unidos era um “símbolo de opressão”. Com isso, um locutor de rádio de Denver notou o fato dele não se levantar para o hino. Logo, o episódio gerou muita repercussão. No entanto, ele já fazia o ato há meses sem ser notado.

Publicidade

“Eu não sentia que era algo que ele estava fazendo por alguém. Mas, eu não o julgo”, diz seu antigo colega de time Robert Pack, para o jornal The Post. “Ele escolheu fazer aquilo. Afinal, ele achou algo para acreditar”.

No entanto, a NBA, o Nuggets, os torcedores e até os colegas de times não sabiam como reagir aos protestos. Atualmente, talvez essas entidades tivessem sido mais tolerantes.

Leia mais:

“Ele era meio afobado e isso gerava uma reação negativa. Como resultado, as pessoas se assustavam um pouco”, conta seu antigo colega de time LaPhonso Ellis, para o jornal The Post.

Publicidade

Desse modo, primeiro ele foi suspenso e depois comprometido. Então, o armador fez um acordo de participar dos hinos, mas com as mãos no rosto rezando. No entanto, a liga não conseguia tolerar. Após isso, ele foi trocado para o Sacramento Kings. E depois não conseguiu mais um espaço no meio.

O documentário conta a história de superação por meio de entrevistas com outras estrelas da NBA. Shaquille O’Neal e Stephen Curry são duas das participações especiais no longa. Também foi retratado o arrependimento de Jalen Rose. Ele não apoiou o antigo colega de time durante a passagem em Denver.

Publicidade

O filme pode ser visto no site da Showtime Sports. Para assistir é preciso ter um plano pago no portal. Com isso, você tem acesso a outros trabalhos dessa produtora de documentários sobre esportes.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube.

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like. Também ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais. E discuta conosco o que de melhor acontece na NBA.

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários