Os times europeus que sonhavam com a contratação de Dirk Nowitzki receberam uma péssima notícia: o ala-pivô descartou jogar no continente durante o locaute. O atual campeão e MVP das finais da NBA teve sua decisão motivada pelo otimismo em relação à resolução da greve patronal da liga norte-americana.
“Não mudaria de clube para jogar apenas três partidas e não consigo pensar que a paralisação vá durar vários meses”, explicou o astro, que se prepara com o restante da seleção alemã para a disputa do Eurobasket – que servirá também como Pré-Olímpico do continente.
Nowitzki recebeu sondagens dos três principais times do seu país (Alba Berlim, Bayern de Munique e Bamberg), mas preferiu não escolher um deles para não decepcionar parte dos seus conterrâneos. “Teria que ser realista e optar por uma equipe, o que deixaria as outras decepcionadas”, disse.
Em 13 anos de carreira na NBA, o ala-pivô acumula 993 partidas disputadas com a camisa do Mavericks. Jogando média de 36.5 minutos, ele acumula médias de 23.0 pontos, 8.4 rebotes, 2.7 assistências e 47.6% de aproveitamento nos arremessos de quadra.