O Miami Heat não contará com Dion Waiters pelo restante da temporada. Segundo Shams Charania, do site Yahoo! Sports, o ala-armador resolveu submeter-se a uma cirurgia no tornozelo esquerdo que vai afastá-lo das quadras por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pelo atleta após avaliações médicas pelas quais passou nesta quinta-feira, em Los Angeles.
O jogador de 26 anos já vinha sentindo dores intensas no local desde a reta final da última temporada, mas, por estar às vésperas de tornar-se agente livre, ele optou por tratar o problema com repouso e métodos alternativos. Na época, ele chegou a dizer à imprensa de Miami que uma intervenção poderia deixá-lo longe do basquete de oito a dez meses.
Já na pré-temporada, Waiters reclamava de dores no tornozelo e confirmou que as chances de precisar passar por uma cirurgia na offseason de 2018 eram enormes. O agravamento dos incômodos recentemente, porém, não permitiu que pudesse adiar o procedimento por mais tempo. O titular já havia sido desfalque nos últimos oito jogos do Heat por conta da lesão.
O ala-armador fechou um contrato de quatro anos e U$47 milhões garantidos para seguir em Miami no ano passado, com a franquia já ciente do problema físico. De acordo com Barry Jackson, do jornal Miami Herald, o jogador pode estar abrindo mão de aproximadamente US$3 milhões em bônus de desempenho para agilizar o processo e fazer a cirurgia no meio da temporada.
Waiters fez a melhor campanha da carreira no ano passado, o que levou-o a receber uma longa renovação dos dirigentes do Heat. Mas, nesta temporada, já limitado pelas dores no tornozelo, ele não vinha repetindo a grande performance. Em 30 partidas disputadas no atual campeonato, o atleta tinha médias de 14.3 pontos (com apenas 39.8% de acerto nos arremessos de quadra) e 3.8 assistências.