A carreira de Lance Stephenson na NBA parece estar em uma situação delicada. De acordo com Gary Washburn, do jornal Boston Globe, o ala-armador ainda não teria sido procurado por nenhuma equipe da liga norte-americana e pode não ter mais mercado. Com isso, o agente livre pode se ver obrigado a buscar ofertas de times de outros países a partir das próximas semanas.
O jogador tornou-se agente livre irrestrito depois do Memphis Grizzlies “ignorar” suas boas atuações na reta final da última temporada e não exercer a cláusula de extensão automática que possuía em contrato. Washburn especula que a instável conduta e personalidade do atleta pesou na decisão da franquia e pode estar “afugentando” outras equipes da NBA.
Stephenson iniciou a carreira e destacou-se com a camisa do Indiana Pacers, mas acumulou passagens sem brilho por Charlotte Hornets e Los Angeles Clippers em seguida. Adquirido via troca pelo Grizzlies, o ala-armador deixou boa impressão em 26 partidas pelo time: médias de 14.2 pontos, 4.4 rebotes e 2.8 assistências em pouco mais de 26 minutos de ação por noite.