Quando anunciou a contratação do armador Ty Lawson durante a última offseason, o Houston Rockets esperava que o ex-jogador do Denver Nuggets formasse um forte trio com James Harden e Dwight Howard. Após um mês de temporada regular, o plano parece longe de se concretizar.
Com apenas 8.9 pontos, 5.6 assistências e aproveitamento de 33% nos arremessos de quadra nos primeiros onze jogos, Lawson foi enviado para o banco de reservas por Kevin McHale, e nem a demissão do treinador na última semana mudou a situação. Na partida contra o Memphis Grizzlies, Lawson atuou pouco menos de três minutos, e não voltou para a quadra durante todo o segundo tempo, fato inédito em sua carreira. Depois da derrota, o armador conversou com a imprensa e garantiu aceitar seu atual papel no time.
“Estou disposto a fazer o que for preciso para o time vencer. Qualquer coisa que o técnico pense ou qualquer papel que eu precise desempenhar, estou disposto”.
Antes de ir para o banco de reserva, Lawson teve média de 36.2 minutos por noite, com pelo menos nove arremessos. Nos últimos quatro jogos, o número de minutos caiu para 14, e o armador tentou apenas 15 arremessos somados.
Leia mais
Ty Lawson pode pegar até 180 dias de prisão
Após nova derrota do Rockets, Lawson pode perder posição
Após quatro derrotas seguidas, Rockets demite Kevin McHale
Atualmente, Jason Terry é o armador titular do Rockets, com Pat Beverley como reserva imediato. Adquirido com a intenção de descansar Harden na armação de jogadas, Lawson falhou na tentativa de construir os ataques do time. Na defesa, Lawson também não foi se encontrou ao lado de Harden. Contra o Grizzlies, o jogador foi automaticamente retirado do jogo ao permitir uma cesta rápida originada de um lateral. Ainda assim, o interino J.B. Bickerstaff permanece elogiando o seu armador.
“Nosso grupo titular voltou para a quadra e conseguiu nos trazer de volta ao jogo. Não tive nada com o Lawson”, garantiu Bickerstaff antes de projetar como trabalhará com o armador nas próximas partidas. “Precisamos fazer do Ty Lawson o que ele realmente é. Ele é um jogador incrível e muito talentoso. Ele precisa ganhar confiança e fazer coisas que o ajudem também. Aqui, ele precisa ser o nosso segundo criador de jogadas, atrás do Harden. Precisamos que ele faça essas jogadas”.
Com a derrota para o Grizzlies, o Rockets caiu para cinco vitórias e dez derrotas, aproveitamento inferior apenas aos de New Orleans Pelicans e Los Angeles Lakers na conferência Oeste. Nesta noite, a franquia de Houston receberá o Philadelphia 76ers.