Boris Diaw está retornando ao basquete francês após 14 temporadas. De acordo com David Cozette, do portal SFR Sports, o astro europeu acertou contrato até o fim da próxima temporada com o Levallois Metropolitan, de Paris, na tarde desta quinta-feira. O vínculo com a equipe da primeira divisão local inclui, porém, uma cláusula de rescisão automática em caso de propostas da NBA.
O experiente ala era agente livre desde 13 de julho, quando o Utah Jazz decidiu dispensá-lo antes que seu vínculo se tornasse totalmente garantido na próxima temporada. Desde então, ele não descartava deixar a NBA. “Não fecharei nenhuma porta. Só tenho sondagens com equipes da NBA, então não há certeza e voltar à Europa é possível”, disse, em entrevista ao jornal Le Figaro no mês passado.
Com o Metropolitan, Diaw disputará a próxima edição da Pro A (a Liga Francesa), a Copa da França e a Eurocopa – a segunda principal competição de clubes do continente). O jogador de 35 anos trilhou carreira de 1.064 partidas por cinco franquias na NBA, acumulando médias de 8.6 pontos, 4.4 rebotes e 3.5 assistências em 27.0 minutos de ação por noite.