Mike D’Antoni foi apresentado oficialmente como novo técnico do Los Angeles Lakers em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira. O treinador, que chega para substituir Mike Brown, tem o objetivo de levantar o time do desastroso início de temporada (apenas três vitórias em oito jogos) o mais rápido possível. Por isso, ele sabe que não há tempo para adaptações e ajustes: o pensamento é em vitórias desde o primeiro dia.
“Como foi dito pelo Mitch [Kupchak, gerente-geral] e tenho certeza que todos aqui sabem, nosso time foi montado para vencer este ano. Isso não é um projeto. Temos um prazo e vamos tentar cumpri-lo”, garantiu o novo comandante, que planeja estrear no comando da equipe no próximo domingo, contra o Houston Rockets.
Responsável por armar alguns dos melhores ataques da liga nas últimas temporadas, D’Antoni pretende implantar a mesma mentalidade no Lakers e – com sorte – relembrar a cidade dos times da franquia na década de 1980. “Adoraríamos jogar ao estilo do Lakers do ‘Showtime’. Chegar perto disso em alguns aspectos seria espetacular. Já falei para os atletas que, se não marcarmos 110-115 pontos por jogo, nós teremos que conversar. Esse é o objetivo”, assegurou.
Desde a demissão de Brown, todos em Los Angeles queriam a contratação do multicampeão Phil Jackson. A torcida gritou o nome do ex-técnico em duas partidas da franquia e o ídolo Magic Johnson apoiou abertamente sua volta à equipe. Até pessoas próximas de D’Antoni estavam torcendo pelo retorno do veterano.
“Eu tenho amigos queridos que são torcedores do Lakers e ficaram decepcionados por eu ter conseguido o emprego. Phil é um grande, grande profissional. A realidade é que sou muito abençoado por terem optado por mim”, admitiu o ex-treinador do Phoenix Suns e New York Knicks.
D’Antoni tem uma carreira de mais de 20 anos como técnico e, além de franquias da NBA, possui experiência em clubes italianos. Ele acumula 388 vitórias e 339 derrotas a frente de times da liga norte-americana.