Croácia e Sérvia garantem vaga no Rio-2016

França e Canadá definem neste domingo o último classificado para o torneio olímpico de basquete masculino

Fonte: França e Canadá definem neste domingo o último classificado para o torneio olímpico de basquete masculino

Continua após a publicidade

A Região dos Bálcãs, no sudeste europeu, está em festa. As seleções da Croácia e da Sérvia, repúblicas pertencentes à antiga Iugoslávia, garantiram neste sábado (9) a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Elas venceram seus respectivos torneios no Pré-Olímpico e se juntarão às outras nove seleções que já tinham participação assegurada na maior competição esportiva do mundo.

No torneio realizado em Turim, a decisão entre Croácia e Itália foi decidida apenas na prorrogação. A seleção local teve muitas dificuldades no tempo-extra, já que ficou sem dois de seus principais jogadores, os alas Danilo Gallinari (Denver Nuggets) e Gigi Datome (ex-Detroit Pistons). O time croata não perdoou e venceu por 84 a 78.

Continua após a publicidade

O ala-pivô Dario Saric, cujos direitos na NBA pertencem ao Philadelphia 76ers, fez uma grande partida e alcançou o duplo-duplo: 18 pontos e 13 rebotes. De quebra, o jovem de 22 anos ainda foi eleito  (MVP) do Torneio de Turim.

O ala-armador Bojan Bogdanovic (Brooklyn Nets) também se destacou e foi o cestinha da partida, com 26 pontos.

Vale dizer que o técnico da Croácia, Aleksandar Petrovic, é irmão de uma das maiores lendas do basquete europeu, Drazen Petrovic, morto aos 28 anos, em 1993, em um acidente automobilístico.

Continua após a publicidade

Já no torneio sediado em Belgrado, os donos da casa não encontraram problemas para derrotar a veteraníssima seleção de Porto Rico por 108 a 77. Escolhido MVP da competição, o pivô Nikola Jokic (Denver Nuggets) foi dominante na partida ao anotar 23 pontos, pegar oito rebotes e distribuir seis assistências.

Continua após a publicidade

O ala-armador Bogdan Bogdanovic, cujos direitos na NBA pertencem ao Sacramento Kings, foi outra peça-chave da Sérvia. Ele contribuiu com 26 pontos e oito assistências.

Pela seleção porto-riquenha, o destaque foi o armador J.J. Barea (Dallas Mavericks), que anotou 22 pontos.

A última vaga olímpica será definida neste domingo (10), na final do torneio classificatório que está sendo realizado em Manila, nas Filipinas. França e Canadá chegaram à decisão após derrotarem Turquia e Nova Zelândia, respectivamente.

Continua após a publicidade

Os três times classificados serão reunidos em um novo sorteio para definir quem será Q1, Q2 e Q3 nos grupos A e B dos Jogos Olímpicos. Vale lembrar que o torneio olímpico de basquete masculino será disputado entre os dias 6 e 21 de agosto e terá ampla cobertura do Jumper Brasil.

Grupo A

Estados Unidos
China
Venezuela
Austrália
Q1
Q2

Grupo B

Espanha
Lituânia
Brasil
Argentina
Nigéria
Q3

Últimas Notícias

Comentários