Depois do futebol, Catar será sede da Copa do Mundo de basquete masculino

A edição de 2023 será disputada em três países: Japão, Indonésia e Filipinas

copa mundo basquete catar Fonte: Divulgação / FIBA

A FIBA anunciou, nesta sexta-feira (28), que o Catar será a próxima sede da Copa do Mundo de basquete masculino. O evento acontecerá em 2027. A edição de 2023 será disputada em três países. Todos também asiáticos: Japão, Indonésia e Filipinas. Vale lembrar que o país ainda recebeu o torneio de seleções de futebol, em dezembro de 2022.

Todos os jogos da Copa do Mundo de basquete serão realizados em Doha, capital do Catar. Após a decisão, a FIBA elogiou a capacidade do país em receber o evento. Acima de tudo, após a realização do torneio de futebol bem-sucedida.

Publicidade

“Doha tem voos diretos da maioria dos potenciais países participantes. Além disso, o metrô foi recentemente atualizado. A rede de transporte público também conecta todos os locais. Então, oferece um serviço de primeira classe aos visitantes. Com todos os times jogando na mesma cidade, o torcedor pode se planejar com bastante antecedência”, escreveu a entidade.

Leia mais!

A Federação Internacional de Basquete também afirmou que outros candidatos entraram no processo para sediar o evento. Mas o Catar foi “o primeiro a apresentar uma proposta cumprindo as condições”. O governo local também disse, em comunicado, que seu “ótimo portfólio para megaeventos esportivos deu confiança à FIBA para confirmar a decisão”.

Publicidade

Com a decisão, a seleção do Catar garante classificação automática ao mundial como país sede. Atualmente, a equipe ocupa a 89ª posição no ranking da FIBA. Portanto, há pouca tradição. A última participação em Copa do Mundo foi em 2006. Na ocasião, perdeu os cinco jogos disputados.

Assim, o Catar será o terceiro anfitrião asiático consecutivo do torneio masculino. A China sediou em 2019. Filipinas, Japão e Indonésia receberão a edição de 2023. O evento ocorrerá entre 25 de agosto e 12 de setembro. Vale lembrar que o Brasil garantiu vaga nas eliminatórias das Américas.

Publicidade

A potência econômica do Oriente Médio visa sediar as Olimpíadas. No entanto, os próximos Jogos disponíveis são os de 2036. Afinal, os anfitriões de 2028 (Los Angeles) e 2032 (Brisbane, Austrália), já foram escolhidos.

Copa do Mundo feminina

Junto ao anúncio do torneio masculino, a FIBA também divulgou a próxima edição feminina. A Copa do Mundo acontecerá na Alemanha, em 2026. A exemplo do Catar, o país europeu sediará todos os jogos em uma única cidade: Berlim.

Publicidade

Essa, portanto, será a segunda vez que a Alemanha sediará o torneio feminino. A primeira vez foi em 1998. Receber o evento, aliás, faz parte do plano de desenvolvimento traçado pela Federação Alemã. A entidade pretende cumprir suas metas em dez anos.

“O Conselho Central ficou muito satisfeito com a apresentação da Federação. Então, gostaria de dar os parabéns pela excelente proposta. Estamos muito satisfeitos por levar a Copa do Mundo para a Alemanha”, declarou o presidente da FIBA, Hamane Niang.

Publicidade

Por fim, o mundial feminino terá 16 seleções. As equipes se classificarão por meio de torneios de qualificação. Além disso, terão novos Torneios de Pré-Qualificação. O início é em 2024.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários