O sorteio da Copa do Mundo de Basquete Masculino 2023 ocorreu neste sábado (29) e o Brasil caiu no grupo da Espanha, atual campeã mundial. A competição começa no dia 25 de agosto e vai até 10 de setembro. Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo terá múltiplas sedes – Filipinas, Indonésia e Japão.
Trinta e duas seleções vão brigar pelo título da 19ª edição do torneio, cujo maior vencedor (ao lado da antiga Iugoslávia) é a temida seleção dos Estados Unidos, com cinco títulos. É bom lembrar que, na Copa de 2019, o Brasil terminou apenas na 13ª colocação.
Na última semana, a Federação Internacional de Basquete (FIBA) divulgou os potes do sorteio de acordo com o seu último ranking atualizado. Dessa forma, o Brasil ficou no pote 3, com Alemanha, Grécia e Itália. O processo do sorteio respeitou questões geográficas e de balanceamento de competitividade dos grupos. Por isso, não era possível termos dois países das Américas, África, Ásia e Oceania no mesmo grupo. Além disso, só era possível dois europeus em cada grupo.
O Brasil está no grupo G e vai fazer a sua estreia contra o Irã, no dia 26 de agosto. Dois dias depois, os adversários serão os espanhóis. Por fim, a seleção brasileira encerra sua participação na fase de grupos contra a Costa do Marfim, no dia 30 de agosto. As três partidas do Brasil, aliás, vão ocorrer em Jacarta, na Indonésia.
Leia Mais!
- Depois do futebol, Catar será sede da Copa do Mundo de basquete masculino
- Playoffs da NBA: Denver Nuggets x Phoenix Suns
- Shaq rebate Giannis Antetokounmpo e explica sua definição de fracasso
“O basquete mundial é nivelado por cima, com uma competitividade altíssima e com uma quantidade grande de equipes que podem ganhar ou perder para qualquer um em um dia bom ou ruim. Então, o que podemos fazer é focar no que controlamos. Ter uma grande preparação para representar o Brasil da melhor forma possível e buscar nossos objetivos”, afirmou Gustavo De Conti, técnico da seleção brasileira.
Para garantir uma vaga direta nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pela Copa do Mundo, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Além do país, jogam a competição pelo continente: EUA, Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.
Confira como ficaram os grupos da Copa do Mundo
A: Angola, República Dominicana, Filipinas, Itália
B: Sudão do Sul, Sérvia, China, Porto Rico
C: EUA, Jordânia, Grécia, Nova Zelândia
D: Egito, México, Montenegro, Lituânia
E: Alemanha, Finlândia, Austrália, Japão
F: Eslovênia, Cabo Verde, Geórgia, Venezuela
G: Irã, Espanha, Costa do Marfim, Brasil
H: Canadá, Letônia, Líbano, França
Regulamento da Copa do Mundo
- Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a segunda-fase.
- Na segunda fase, os 16 classificados são divididos em quatro grupos: I, formado por seleções oriundas dos grupos A e B; J, formado por seleções oriundas dos grupos C e D; K, formado por seleções classificadas dos grupos E e F; e L, formado por seleções classificadas dos grupos G e H, que pode ser o do Brasil. Os dois melhores colocados de cada grupo passam à fase de quartas de final.
- A partir das quartas teremos o mata-mata, com o seguinte chaveamento: I1 x J2 e K1 x L2 (em um lado da chave) e J1 x I2 e L1 x K2 (em outro lado). Os vencedores se enfrentam nas semifinais. Posteriormente, os sobreviventes disputarão a grande final, no dia 10 de setembro, em Manila.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp