O Brasil não terá moleza na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete Masculino, que será disputada entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro, na China. O sorteio realizado na manhã deste sábado colocou a seleção treinada pelo croata Aleksandar Petrovic no grupo F, que é encabeçado pela forte Grécia, de Giannis Antetokounmpo, astro do Milwaukee Bucks e forte candidato ao prêmio de MVP desta temporada na NBA.
Além dos gregos, o Brasil vai enfrentar Montenegro, estreante em mundiais, que é liderada pelo pivô Nikola Vucevic, principal nome do Orlando Magic e escolhido All-Star pela primeira vez nesta temporada; e a Nova Zelândia, considerada a seleção mais fraca do grupo, mas que pode ter o reforço do pivô Steven Adams, do Oklahoma City Thunder, na competição.
Grécia:
Favorita disparada.
Passa por uma transição de safra depois da geração de Spanoulis/Bourousis/Perperoglu ter se aposentado.
Terá na dupla de armação – Sloukas e Calathes – um diferencial e tanto pra nível internacional.
Antetokounmpo sempre demonstrou interesse em jogar— Gabriel Andrade (@GabrielAndPaula) March 16, 2019
Montenegro:
É uma seleção muito dependente de suas estrelas – os pivôs Nikola Vucevic e Bojan Dubljevic – armas ofensivas versáteis com jogo interno e externo, mas que não encaixam bem juntos, difícil montar um time que gire bem em torno dos dois.— Gabriel Andrade (@GabrielAndPaula) March 16, 2019
Nova Zelândia:
Time menos profundo e conhecido, mas não se pode descartar.
Steven Adams ainda está devendo sua estreia pela seleção adulta, é uma peça que não sabemos se vem
O forte está na combinação de armadores. Corey Webster e Tai Webster, armadores cestinhas chutadores
Publicidade— Gabriel Andrade (@GabrielAndPaula) March 16, 2019
Bicampeão mundial (1959 e 1963), o Brasil estreia contra os neozelandeses no dia 1º de setembro. Depois, a seleção canarinho enfrenta a Grécia no dia 03/09 e fecha a sua participação na primeira fase contra Montenegro, no dia 05/09. Todos os jogos do grupo F serão realizados em Nanquim, cidade com cerca de 12.5 milhões de habitantes.
Trinta e duas seleções vão brigar pelo título da 18a edição do torneio, cujo maior vencedor (ao lado da antiga Iugoslávia) é a temida seleção dos Estados Unidos, com cinco títulos. A partir da Copa do Mundo, os norte-americanos passarão a ser comandados pelo experiente Gregg Popovich, treinador do San Antonio Spurs. Os EUA, que disputaram as Eliminatórias sob o comando de Jeff Van Gundy e com um elenco formado por jogadores da Liga de Desenvolvimento (G League), prometem levar força máxima para a China. O selecionado norte-americano está no Grupo E, que tem ainda Turquia, República Tcheca e Japão.
O chamado “grupo da morte” é o H, que é formado por Lituânia (Jonas Valanciunas, Domantas Sabonis, Mantas Kalnietis), Austrália (Ben Simmons, Joe Ingles, Aron Baynes, Andrew Bogut, Patty Mills, Matthew Dellavedova, Thon Maker, Dante Exum, Jonah Bolden), Canadá (Jamal Murray, Andrew Wiggins, Tristan Thompson, RJ Barrett, Shai Gilgeous-Alexander, Trey Lyles, Cory Joseph, Dillon Brooks, Dwight Powell, Kelly Olynyk, Nik Stauskas) e Senegal (Gorgui Dieng).
As 32 seleções participantes foram divididas em oito potes de acordo com o ranking da Federação Internacional de Basquete (Fiba). Os potes 1, 4, 5 e 8 fizeram parte de um chaveamento, enquanto os potes 2, 3, 6 e 7 integraram outro. Abaixo, em parêntesis, a posição no ranking de cada seleção. O detalhe é que a sétima seleção mais bem colocada, a Eslovênia, atual campeã europeia, não se classificou nas eliminatórias e é a grande ausência da Copa do Mundo.
Pote 1: China (anfitrião), EUA (1), Espanha (2) e França (3)
Pote 4: Porto Rico (16), Turquia (17), República Dominicana (18) e Venezuela (20)
Pote 5: Alemanha (22), República Tcheca (24), Polônia (25) e Irã (27)
Pote 8: Japão (48), Jordânia (49), Tunísia (51) e Costa do Marfim (64)
Pote 2: Sérvia (4), Argentina (5), Lituânia (6) e Grécia (8)
Pote 3: Rússia (10), Austrália (11), Brasil (12) e Itália (13)
Pote 6: Canadá (23), Montenegro (28), Filipinas (31) e Coreia do Sul (32)
Pote 7: Nigéria (33), Senegal (37), Nova Zelândia (38) e Angola (39)
Confira como ficaram os oito grupos da Copa do Mundo de Basquete (em parêntesis as cidades-sede):
Grupo A (Pequim): China, Venezuela, Polônia e Costa do Marfim
Grupo B (Wuhan): Argentina, Rússia, Coreia do Sul e Nigéria
Grupo C (Guangzhou): Espanha, Porto Rico, Irã e Tunísia
Grupo D (Foshan): Sérvia, Itália, Filipinas e Angola
Grupo E (Xangai): Estados Unidos, Turquia, República Tcheca e Japão
Grupo F (Nanquim): Grécia, Brasil, Montenegro e Nova Zelândia
Grupo G (Shenzhen): França, República Dominicana, Alemanha e Jordânia
Grupo H (Dongguan): Lituânia, Austrália, Canadá e Senegal
Regulamento da Copa do Mundo da China
- Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a segunda-fase.
- Na segunda fase, os 16 classificados são divididos em quatro grupos: I, formado por seleções oriundas dos grupos A e B; J, formado por seleções oriundas dos grupos C e D; K, que pode ser o do Brasil, formado por seleções classificadas dos grupos E e F; e L, formado por seleções classificadas dos grupos G e H. Os dois melhores colocados de cada grupo passam à fase de quartas de final.
- A partir das quartas teremos o mata-mata, com o seguinte chaveamento: I1 x J2 e K1 x L2 (em um lado da chave) e J1 x I2 e L1 x K2 (em outro lado). Os vencedores se enfrentam nas semifinais. Posteriormente, os sobreviventes disputarão a grande final, no dia 15 de setembro, em Pequim.