A trade deadline da NBA 2023 acontece na tarde de quinta-feira e, hoje, listamos os principais compradores e vendedores. Ou seja, quem vai atrás da classificação ou de melhora no elenco é um comprador. Por outro lado, a equipe que “abraçar o tank“, é uma vendedora. Utilizamos, como base, os principais rumores que divulgamos nos boletins diários, além de novidades no mercado. Confira!
Atlanta Hawks
Status: vendedor
Posição na conferência: 8°
O Atlanta Hawks entra na trade deadline da NBA no limbo, sem saber exatamente o que fazer em 2023. Mas na dúvida, vai “vender” quem tiver uma grande proposta. Por exemplo, o ala-pivô John Collins é peça “dispensável” na equipe. Embora o jogador tenha talento, há algum tempo está sendo especulado no mercado.
Mas parece que, agora, vai. O Hawks recebeu sondagens do Utah Jazz, enquanto o Phoenix Suns também se interessou. Tudo depende de algumas trocas que podem ter “efeito cascata”. Ou seja, se OG Anunoby for para o Suns, o Jazz se torna o favorito a ficar com Collins.
Por outro lado, Bogdan Bogdanovic também aparece nos rumores, mas não se surpreenda se o Hawks “desistir” de Trae Young. De acordo com estatísticas avançadas, o armador é apenas o 27° no VORP (valor de substituição, em uma tradução literal). Enquanto isso, jogadores como Luka Doncic, Giannis Antetokounmpo, Joel Embiid e Ja Morant, estão entre os 15 melhores.
Isso significa, em suma, que Young é pouco produtivo. Ou, ao menos, passa longe dos atletas de elite na liga. Defesa ruim, baixa porcentagem nos arremessos e erros de ataque são responsáveis por derrubar o jogador, que ficou de fora do Jogo das Estrelas.
Boston Celtics
Status: nenhum
Posição na conferência: 1°
Em primeiro no Leste, dificilmente o Boston Celtics vai fazer “jogadas de risco”. É bem verdade que existe um desejo antigo em Kevin Durant, mas é quase improvável que o Celtics tente algo por ele agora. Por enquanto, é provável que a equipe vá atrás de um pivô reserva. A ideia principal é Kelly Olynyk, que já jogou em Boston. Mas caso não seja possível, Nerlens Noel é opção.
Brooklyn Nets
Status: comprador
Posição na conferência: 5°
Bem, perder Kyrie Irving neste exato momento não estava nos planos da direção. Mas o Nets corre contra o tempo para evitar que Kevin Durant peça troca mais uma vez. Não que Spencer Dinwiddie seja ruim ou que Cam Thomas não possa contribuir em definitivo, mas a equipe ficou sem um dos melhores talentos da liga e recebeu pouco na volta. Aliás, nem teria como ganhar ali, pois Irving é expirante.
A meta é seguir na luta pelo título, mas a direção sabe que não dá para envolver Ben Simmons em uma troca. Não tem valor algum de mercado. Portanto, se quiser alguém como Pascal Siakam, vai precisar abrir mão de escolhas de Draft, além de peças importantes. Nisso, pode ser, inclusive, Nic Claxton.
Agora, se o Nets entender que não tem como competir com o novo elenco, Durant pode sair. De acordo com Brian Windhorst, da ESPN, ninguém quer facilitar trocas para Brooklyn e, então, ele poderia ter novo rumo. Será?
Charlotte Hornets
Status: vendedor
Posição na conferência: 14°
A lista de possíveis saídas na trade deadline 2023 da NBA é grande. Mason Plumlee, PJ Washington, Kelly Oubre, Terry Rozier e Gordon Hayward estão na fila.
Vai mudar algo para a atual temporada? De jeito nenhum. Então, serve apenas para receber escolhas de Draft e abrir espaço na folha salarial.
Chicago Bulls
Status: indefinido
Posição na conferência: 9°
O Bulls pode não fazer nada, como pode partir para uma reformulação de elenco. Ninguém sabe. É claro que a equipe gostaria de contar com Fred VanVleet e negociar Andre Drummond, mantendo a base. Mas é muito difícil o time trazer um armador como VanVleet sem abrir mão de talentos.
No entanto, se a direção conseguir alguém como OG Anunoby, até Nikola Vucevic pode entrar no pacote.
Cleveland Cavaliers
Status: comprador
Posição na conferência: 4°
A ideia é trazer um ala e reforçar o banco. Para isso, é provável que Kevin Love esteja em qualquer pacote de trocas. Além de Love, a direção não teria grandes problemas em negociar Isaac Okoro e Cedi Osman.
Por fim, Caris LeVert é outro que deve ter um outro time amanhã.
Dallas Mavericks
Status: comprador
Posição na conferência: 6°
Conseguir Kyrie Irving não foi fácil, mas o time precisa de mais para brigar pelo topo do Oeste. Então, o Dallas Mavericks disponibiliza Tim Hardaway Jr e Christian Wood para trazer um pivô.
É bem verdade que o Mavs possui escolhas de Draft, então facilita o serviço da diretoria. A questão fica por conta de saber quais pivôs estão livres para uma troca. Não são muitos, mas existem possibilidades de menos expressão. Neste caso, Wood ficaria.
Um dos alvos é Jarred Vanderbilt, do Utah Jazz.
Denver Nuggets
Status: nenhum
Posição na conferência: 1°
Bones Hyland deve sair em troca na trade deadline 2023 da NBA. Fora ele, só se algo muito vantajoso aparecer. E, de acordo com os principais rumores, não tem muita coisa envolvendo Denver.
Detroit Pistons
Status: vendedor
Posição na conferência: 15°
Se tem alguém que pode fazer inúmeras negociações por escolhas de Draft e espaço na folha salarial é o Detroit Pistons. Mas a equipe está relutante em trocar Bojan Bogdanovic. Aliás, poucos jogadores ali estão garantidos para a próxima temporada, como Jaden Ivey, Jalen Duren e Cade Cunningham. O resto (até Killian Hayes) pode sair. Tudo depende das propostas.
Golden State Warriors
Status: indefinido
Posição na conferência: 7°
Stephen Curry deve perder um longo período, por conta de lesão na perna. Mas mesmo assim, a diretoria do Warriors ainda não sabe exatamente se vai partir para negociações. Talvez, apareça algum bom defensor para o banco de reservas, como Alex Caruso. Mas a equipe ainda pode tentar mais uma vez com o que tem, recebendo Curry próximo dos playoffs.
A direção do Warriors não costuma ser muito agressiva, mas se Kevin Durant estiver disponível pelo preço certo…
Houston Rockets
Status: vendedor
Posição na conferência: 15°
Ao mesmo tempo que o Rockets é um vendedor, a equipe não é. Na verdade, quem está realmente disponível é Eric Gordon. No entanto, Jae’Sean Tate e KJ Martin ganharam espaço nos rumores ultimamente. Como o time texano já terá uma boa escolha de Draft, a preocupação está mais em formar um grupo que possa brigar por playoffs em dois anos, no máximo. Mas, para isso realmente acontecer, é necessário encontrar um parceiro para trocas por Kevin Porter. Trazer um organizador parece ser a meta principal.
Indiana Pacers
Status: indefinido
Posição na conferência: 10°
No dia 12 de janeiro, o Indiana Pacers brigava pelo mando de quadra nos playoffs, enquanto ocupava a sexta posição no Leste. No entanto, Tyrese Haliburton se machucou e o time despencou. Chegou a cair para o 11° lugar, mas hoje está na zona de play-in. Um ala-pivô que saiba defender e tenha talento para arremessar de três, é o sonho. Existe, ainda, a chance de Buddy Hield sair. Mas para a equipe seguir na luta pela classificação, o ideal é que ele siga por lá.
Los Angeles Clippers
Status: comprador
Posição na conferência: 4°
Kawhi Leonard pediu um armador e a direção quer atender o seu melhor jogador. Fred VanVleet é o jogador dos sonhos, mas pode pintar um Kyle Lowry. A equipe pode, ainda, incluir John Wall em qualquer negociação. Outros que podem sair em um pacote são: Robert Covington, Luke Kennard e Terance Mann.
Los Angeles Lakers
Status: comprador
Posição na conferência: 13°
Alguém (não) viu a linguagem corporal de Anthony Davis quando LeBron James bateu o recorde de pontos da NBA? Foi estranho, no mínimo. E o técnico Darvin Ham já se estranhou com Russell Westbrook e o resto do elenco na derrota pra o Oklahoma City Thunder. Embora Westbrook esteja entre os principais candidatos ao prêmio de melhor reserva, ele, ao lado das escolhas de primeira rodada de 2027 e 2029 são os maiores (únicos) trunfos do Lakers para uma negociação.
A não ser que Davis esteja de partida, o que explicaria muita coisa em seu comportamento, a equipe de Los Angeles não deve ter grandes jogadores nas trocas. Grandes nomes, o papo é outro. Aí, entram Mike Conley, Gordon Hayward, atletas que já foram realmente muito bons, mas estão em outra fase de suas carreiras. Kevin Love também se torna opção.
Um nome que vem aparecendo é o do ala-armador Gary Trent Jr, do Toronto Raptors. O Lakers precisa muito de um especialista em arremessos, mas Trent ainda é um excelente defensor.
Memphis Grizzlies
Status: indefinido
Posição na conferência: 2°
Na teoria, o time não vai fazer nada na trade deadline 2023 da NBA. Na prática, só se surgir uma grande oportunidade de negócio. Neste caso, a equipe está de olho no que vai acontecer com OG Anunoby.
Miami Heat
Status: indefinido
Posição na conferência: 6°
Embora Caleb Martin não seja o ala-pivô dos sonhos do Miami Heat, ele ocupou bem a posição deixada por PJ Tucker. É possível que o Heat vá atrás de Fred VanVleet ou outro armador para o lugar de Kyle Lowry. Dario Saric, do Phoenix Suns, pode pintar. No entanto, existe a chance de absolutamente nada acontecer.
Milwaukee Bucks
Status: indefinido
Posição na conferência: 2°
O Milwaukee Bucks está de olho no mercado e deve realizar algumas trocas. Nem que seja para abrir espaço para trazer algum agente livre, é provável que a equipe se movimente. Entretanto, não deve ser nada muito brusco. Serge Ibaka é nome certo que vai deixar o elenco, seja em troca ou dispensado.
Agora, se o Bucks realmente quiser uma troca mais impactante, o nome de Khris Middleton começou a aparecer recentemente. É para ficar de olho.
Minnesota Timberwolves
Status: comprador
Posição na conferência: 9°
Minnesota recebeu sondagens recentemente por Naz Reid e D’Angelo Russell, principalmente. Mas o que receberia em troca? A direção pode manter o atual elenco, apesar de o time sofrer com inconsistência. Uma coisa é fato: Rudy Gobert fica.
New Orleans Pelicans
Status: indefinido
Posição na conferência: 8°
O Pelicans quer ir ao mercado para reforçar seu banco, mas pode manter o atual grupo se não encontrar nada muito vantajoso. A direção sabe que, quando Zion Williamson voltar de lesão, o time vai voltar a competir. Aliás, não faz muito tempo que New Orleans ocupava os primeiros lugares do Oeste. Então, é mais uma questão de ajuste quando o seu melhor jogador estiver disponível.
New York Knicks
Status: indefinido
Posição na conferência: 7°
O Knicks até quer trazer grandes reforços na trade deadline 2023 da NBA, mas só vai acontecer se RJ Barrett estiver disponível. Não será trocando Cam Reddish, Derrick Rose, Obi Toppin e Evan Fournier que o elenco vai ganhar qualidade. Aliás, é bem provável que todos os quatro saiam, mas por escolhas de Draft e jovens.
Oklahoma City Thunder
Status: nenhum
Posição na conferência: 11°
Sinceramente, o Thunder não precisa de nada agora. É manter suas (várias) escolhas de Draft e negociar, se necessário, na offseason. Enquanto isso, é bom ver que o elenco está indo na direção certa. Em breve, estará lutando por boas posições nos playoffs, mas vai precisar de veteranos para chegar lá.
Orlando Magic
Status: indefinido
Posição na conferência: 13°
Assim como o Thunder, a base do Magic é boa. Claro que apareceram alguns rumores recentemente e algo pode acontecer. Orlando é um dos candidatos em troca por Fred VanVleet, apesar de contar com dois bons jovens: Markelle Fultz e Cole Anthony. A não ser que a equipe queira brigar por algo já na próxima temporada, VanVleet não deve chegar.
Philadelphia 76ers
Status: nenhum
Posição na conferência: 3°
Ao seu modo, com um ataque lento, previsível, mas eficiente dos dois lados da quadra, o Sixers não deve fazer grandes mudanças agora. Existe a chance, no entanto, de Matisse Thybulle sair. Enquanto isso, Furkan Korkmaz pediu troca. Ou seja, a trade deadline 2023 da NBA só serve para abrir espaço no 76ers.
Phoenix Suns
Status: comprador
Posição na conferência: 5°
São tantas possibilidades no Phoenix Suns, mas o quinteto titular voltou a jogar completo só ontem. Desde a lesão de Cam Johnson (dia 4 de novembro), a equipe não conseguia o feito. Isso porque, Johnson herdou a posição que era de Jae Crowder, que pediu troca. Vale insistir no que tem e fazer apenas trocas pontuais ou é hora de ser agressivo?
Seja como for, o Suns já expôs Chris Paul em proposta por Kyrie Irving. Embora Paul seja experiente e muito profissional, a direção se antecipou ao que poderia acontecer apenas na offseason.
No mais, a direção vai tentar OG Anunoby (e, de repente, Fred VanVleet) e pode envolver o pivô Deandre Ayton. Além de Crowder, Dario Saric deve sair em troca.
Portland Trail Blazers
Status: indefinido
Posição na conferência: 12°
Existem dois pontos aqui. O primeiro, é que o Portland Trail Blazers não deslanchou, após um grande início. O segundo, é que vai passar por mais uma reformulação? Jusuf Nurkic está em todos os rumores, assim como Jerami Grant. Aliás, Grant nasceu em Portland, tem grande identificação com a cidade, mas o Blazers vai gastar em sua renovação?
Vale lembrar que Damian Lillard e Anfernee Simons estenderam seus contratos na última offseason. Então, seja como for, o time não deve mexer em nenhum dos dois.
Quem também pode deixar a equipe é o ala Josh Hart, pretendido por diversas franquias.
Sacramento Kings
Status: nenhum
Posição na conferência: 3°
Time que está ganhando não se mexe, né? E o Kings, que não experimentava estar na briga pelo topo do Oeste há tanto tempo, não deve fazer grandes mudanças no elenco. Provavlemente, nem se surgir uma oportunidade de negócio daquelas. Aliás, o time californiano já teve uma negociação, recebendo Kessler Edwards, ex-Brooklyn Nets. Ou seja, no máximo, será para reforçar o banco.
San Antonio Spurs
Status: vendedor
Posição na conferência: 14°
Em penúltimo no Oeste, o Spurs não quer se atrever a vencer agora. A direção entende que o melhor negócio é aguardar o Draft. Enquanto isso, a equipe pode (ou deve) trocar caras como Josh Richardson, Doug McDermott e, talvez, Jakob Poeltl. Mais do que isso, será uma grande surpresa.
Toronto Raptors
Status: vendedor
Posição na conferência: 11°
Pascal Siakam pediu para ficar, mas os outros jogadores titulares devem estar em novas equipes a partir de quinta-feira. OG Anunoby, Fred VanVleet e Gary Trent Jr são nomes quase certos. Não tem mais liga. Não tem mais o que fazer. O quinteto inicial é bom, é forte, mas não funciona mais junto. Então, o passo é partir para trocas.
No entanto, Siakam ainda pode sair, desde que o time canadense receba uma grande oferta. Aí, o papo é outro.
Utah Jazz
Status: vendedor
Posição na conferência: 10°
Assim como o Blazers, a carruagem do Utah Jazz virou abóbora. Estava tudo muito bom, tudo muito lindo. Mas com a realidade batendo em sua porta, o melhor que o time tem a fazer é trocar para receber jogadores talentosos. E mais jovens ainda.
Mike Conley, Jarred Vanderbilt, Kelly Olynyk, Rudy Gay e, até Jordan Clarkson, podem sair nesta quinta-feira.
Washington Wizards
Status: indefinido
Posição na conferência: 12°
Por fim, o Wizards. A equipe é muito estranha. Já teve sequências de quatro, cinco e seis vitórias. Mas já perdeu dez consecutivas e outras de três sem vencer. Não dá para confiar no atual elenco. Após trocar Rui Hachimura para o Los Angeles Lakers, espera-se que Kyle Kuzma siga. Mas não custa nada ele aparecer em alguma negociação, até por ser expirante.
Agora, Bradley Beal vai morrer abraçado com o Wizards e a recíproca é verdadeira. Sua extensão foi meio que… absurda. Deve ficar, a não ser que aconteça algo muito improvável (como uma troca por Russell Westbrook, por exemplo).
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA