A dupla Devin Booker e Chris Paul deu um verdadeiro show no segundo tempo e o Phoenix Suns abriu vantagem na série contra o Dallas Mavericks. Na partida disputada nessa quarta-feira (4), no Footprint Center, o time do Arizona venceu por 129 a 109. Dessa forma, o Suns alcançou o segundo triunfo na semifinal da Conferência Oeste e a 11ª vitória seguida contra o Mavs. O último triunfo de Dallas foi em novembro de 2019.
Os astros de Phoenix haviam anotado apenas 17 pontos na primeira metade de jogo. No entanto, eles brilharam no segundo tempo, combinando para 41 pontos. Booker marcou 21 pontos nos últimos dois quartos. Já o armador, que está prestes a completa 37 anos, simplesmente “colocou o jogo no bolso” no início do quarto período, quando marcou 14 pontos em cinco minutos e o Suns abriu vantagem de 15. Logo depois, o camisa 1 converteu três bolas seguidas do perímetro e definiu os rumos da partida.
Agora, a série vai para Dallas. O terceiro jogo do confronto será disputado nesta sexta-feira (6).
O jogo
O Suns começou melhor e, logo nos três minutos iniciais, abriu nove a zero no placar. No entanto, aos poucos, sob a batuta de Luka Doncic, o Mavs encostou no placar. Porém, quando restavam pouco mais de dois minutos para o fim do primeiro quarto, o melhor defensor dos visitantes, Dorian Finney-Smith, cometeu a terceira falta e, consequentemente, foi para o banco de reservas. Assim, o time de Phoenix fez 32 a 28 nos primeiros 12 minutos.
Entretanto, a equipe de Dallas reagiu no segundo período. Nos minutos sem Doncic, o Mavs conseguiu virar o jogo, com Spencer Dinwiddie e Davis Bertans contribuindo na pontuação. Além disso, a arbitragem começou a “aparecer”, marcando falta em qualquer contato. Dessa forma, os juízes conseguiram desagradar aos dois times. Deandre Ayton, Cam Johnson, JaVale McGee e Jalen Brunson também deixaram a quadra com três faltas. O detalhe é que foram 30 faltas anotadas no primeiro tempo, 17 do Mavs e 13 do Suns.
Doncic roubou a cena nos minutos finais do segundo quarto. O esloveno anotou os últimos dez pontos de Dallas, incluindo três bolas seguidas do perímetro. Assim, o Mavs foi para o intervalo em vantagem: 60 a 58. Além disso, Luka anotou 24 pontos na primeira metade de jogo. Pelo Suns, Jae Crowder foi o cestinha do primeiro tempo, com 15 pontos.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Suns retomou as rédeas da partida. Com uma defesa mais consistente, o time da casa limitou Doncic a dois pontos no terceiro período. Além disso, o esloveno cometeu três turnovers e deu sinais de cansaço. Em contrapartida, Chris Paul e Devin Booker brilharam no período e combinaram para 18 pontos. Assim, o Suns foi para o último quarto vencendo por 89 a 83.
No início do período derradeiro, Paul tomou conta da partida. Anotou 14 pontos e a vantagem do Suns subiu para 15. Tudo isso em menos de cinco minutos. Além disso, Booker voltou à quadra e terminou o “serviço”.
Por fim, vale dizer que o Suns acertou quase 85% dos arremessos de quadra no quarto período e fechou a partida com um aproveitamento de 64,5% (49 cestas em 76 tentativas).
(0) Dallas Mavericks 109 x 129 Phoenix Suns (2)
Dallas
Luka Doncic: 35 pontos, cinco rebotes, sete assistências, sete desperdícios de bola, 5-10 do perímetro e 13-22 nos arremessos de quadra
Reggie Bullock: 16 pontos, quatro rebotes e 4-8 do perímetro
Spencer Dinwiddie: 11 pontos
Phoenix
Devin Booker: 30 pontos, quatro rebotes, quatro assistências, 5-8 do perímetro e 11-19 nos arremessos de quadra
Chris Paul: 28 pontos, seis rebotes, oito assistências e 11-16 nos arremessos de quadra
Jae Crowder: 15 pontos, sete rebotes e 4-7 nos arremessos de quadra
Mikal Bridges: 11 pontos, seis assistências e 5-6 nos arremessos de quadra
Heat abre vantagem contra o Sixers
O Miami Heat voltou a vencer o Philadelphia 76ers e abriu vantagem na série semifinal da Conferência Leste. Jogando na Flórida, o Heat venceu por 119 a 103 e, dessa forma, fez 2 a 0 no confronto. Agora, a série vai para a Philadelphia. O terceiro jogo entre as equipes será disputado nesta sexta-feira (6).
Quanto à partida, mais uma vez o destaque do time de Miami foi a defesa. O Heat limitou o 76ers a 27% de aproveitamento nas bolas de três (8-30). Além disso, o banco de reservas da equipe da casa foi fundamental (52 a 19 contra os visitantes que vieram do banco).
Em contrapartida, Miami acertou 51.3% dos arremessos de quadra (40-78) e 48.3% das bolas de três pontos (14-29). Ademais, o quarteto formado por Jimmy Butler, Bam Adebayo, Tyler Herro e Victor Oladipo combinou para 82 pontos e 57% de aproveitamento nos arremessos.
O Sixers, por sua vez, teve o jovem Tyrese Maxey como principal figura em quadra. Na ausência de Joel Embiid (lesionado), o ala-armador de 21 anos chamou a responsabilidade no ataque e anotou 34 pontos (cestinha da partida).
Já o astro James Harden voltou a decepcionar. Ele ficou perto do duplo-duplo (20 pontos e nove assistências), mas acertou apenas seis dos 15 arremessos que tentou.
Além disso, sem Embiid, o 76ers foi facilmente batido nos rebotes: 54 a 39 para o Heat.
(0) Philadelphia 76ers 103 x 119 Miami Heat (2)
Philadelphia
Tyrese Maxey: 34 pontos, 9-11 nos lances livres e 12-22 nos arremessos de quadra
James Harden: 20 pontos, quatro rebotes, nove assistências e 6-15 nos arremessos de quadra
Tobias Harris: 21 pontos, quatro rebotes, quatro assistências, quatro roubos de bola e 9-17 nos arremessos de quadra
Miami
Bam Adebayo: 23 pontos, nove rebotes, 9-11 nos lances livres e 7-11 nos arremessos de quadra
Jimmy Butler: 22 pontos, seis rebotes, 12 assistências e 8-15 nos arremessos de quadra
Victor Oladipo: 19 pontos, seis rebotes e 6-11 nos arremessos de quadra
Tyler Herro: 18 pontos, sete rebotes e 6-10 nos arremessos de quadra
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram