Com Huertas, Brasil expande recorde de representantes na NBA

Armador da seleção é o décimo brasileiro sob contrato na maior liga de basquete do mundo

Fonte: Armador da seleção é o décimo brasileiro sob contrato na maior liga de basquete do mundo

Agora somos dez. O armador Marcelinho Huertas tornou-se o décimo representante brasileiro na NBA nesta quarta-feira, após assinar contrato e ser oficializado como novo reforço do Los Angeles Lakers. Com a confirmação da chegada do ex-atleta do Barcelona à franquia, o país nunca teve tantos jogadores na maior liga de basquete do planeta.

Além de Huertas, o Brasil já conta com o armador Raulzinho Neto (Utah Jazz, também recém-contratado), o ala-armador Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors), o ala Bruno Caboclo (Toronto Raptors), o alas-pivôs Cristiano Felício (Chicago Bulls), Rafael Hettsheimeir (San Antonio Spurs) e Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), além dos pivôs Lucas “Bebê” Nogueira (Raptors), Nenê Hilário (Washington Wizards) e Tiago Splitter (Atlanta Hawks).

Publicidade

Dos dez brasileiros, apenas dois ainda não estão certos para a próxima temporada da NBA: Felício assinou contrato garantido somente para a disputa da pré-temporada do Bulls e tentará assegurar vaga no elenco efetivo com boas atuações durante o período de preparação da equipe. Já Hettsheimeir, vai fazer testes no Spurs.

O sucesso do Brasil na NBA vai além do crescente número de participantes. Nas últimas duas temporadas, atletas do país ganharam o título da liga: Splitter foi titular do San Antonio Spurs campeão em 2014 e Leandrinho teve participação importante saindo do banco de reservas para o Warriors, que acabou com um jejum de 40 anos ao levantar o troféu Larry O’Brien em junho deste ano.

Publicidade

Outros seis jogadores brasileiros já chegaram a atuar na temporada regular da NBA anteriormente: Rolando Ferreira (1988-89), João “Pipoca” Vianna (1991-92), Alex Garcia (2003-05, atualmente no Bauru), Rafael “Bábby” Araújo (2004-07), Marquinhos Vieira (2006-08, atualmente no Flamengo), Fab Melo (2012-13, atualmente no Caciques de Humacao), Scott Machado (2012-13, atualmente no EWE Baskets Oldenburg) e Vitor Faverani (2013-14, atualmente no Maccabi Tel Aviv).

Últimas Notícias

Comentários