O ala-pivô Mirza Teletovic não vai mais atuar nesta temporada. O atleta do Brooklyn Nets foi diagnosticado com um quadro de embolia pulmonar bilateral e precisará iniciar tratamento imediato para retirar coágulos de sangue do órgão. A doença deverá afastá-lo também da seleção da Bósnia para a disputa do Eurobasket.
O jogador de 29 anos deu os primeiros sinais do problema na última quinta-feira, quando pediu para sair da partida diante do Los Angeles Clippers com falta de ar. Levado para um hospital próximo ao Staples Center, ele realizou exames que constataram os coágulos no pulmão. O reserva permanece em Los Angeles para o início do tratamento.
O técnico Lionel Hollins revelou que a decisão de pedir para sair do jogo e reportado a falta de ar aos médicos da franquia pode ter salvado a vida de Teletovic. “Se não tivesse dito nada, ele estaria retornando conosco e poderia até ter morrido no avião”, disse o treinador, confirmando a gravidade da doença.
“Nós tivemos muita sorte por nossa junta médica, em conjunto com a equipe do California Medical Center, ter sido capaz de diagnosticar o problema rapidamente. Eu já visitei Mirza nesta sexta e ele está otimista com o início do processo de recuperação”, declarou o gerente geral Billy King, por meio de nota oficial.
Teletovic, que disputa sua terceira temporada na NBA, esteve presente em 40 partidas da atual campanha com médias de 8.5 pontos e 4.9 rebotes em pouco mais de 22 minutos de ação por jogo. King já deu a entender que pretende solicitar a exceção salarial especial para times que perdem atletas pelo restante do ano.