[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=8Kk9d31YZiY]
Derrick Rose estará com a seleção norte-americana para a disputa do Campeonato Mundial de Basquete, entre agosto e setembro deste ano. Pelo menos, isso é o que espera o técnico Mike Krzyzewski. Em entrevista especial a um podcast da ESPN, o treinador revelou que conta com o armador do Chicago Bulls na apresentação dos pré-convocados para o USA Team, no final de junho.
“Nós esperamos que Derrick esteja conosco quando formos escolher o elenco, em Las Vegas. Ele não poderá estar na equipe a não ser que esteja pronto, mas eu o conheço e acredito que estará preparado para o Mundial”, afirmou o Coach K, que vai selecionar 12 dos 28 jogadores da pré-lista divulgada em janeiro para disputar a competição na Espanha.
Rose está em fase final de recuperação de uma cirurgia para reconstruir o menisco do joelho direito, realizada em novembro do ano passado. Ele disputou apenas dez partidas da última temporada, que marcava seu esperado retorno às quadras após 18 meses fora de ação com uma seríssima lesão nos ligamentos do outro joelho. Ainda em janeiro, o mais jovem MVP da história da liga já havia dito que queria atuar pela seleção norte-americana neste ano.
Na entrevista, Krzyzewski também revelou que três atletas já estão oficialmente descartados para o torneio internacional: LeBron James, Carmelo Anthony e Chris Paul. Os motivos não foram revelados, mas, provavelmente, o trio pediu dispensa para descansar nas férias e se reabilitar fisicamente. Assim, a tendência é que eles estejam no grupo que disputará as Olimpíadas do Rio-2016.
É possível ainda que outros dos principais pré-convocados tomem a mesma decisão, mas isso não parece incomodar a comissão técnica. “Nós temos um grupo flexível, então você sempre tem que esperar o fim dos playoffs para saber quem estará à disposição. Estamos ansiosos para ver quem vai se apresentar e, depois, os 12 atletas que vão vencer o Mundial para os EUA”, disse o confiante treinador.
O Campeonato Mundial acontecerá entre 31 de agosto e 14 de setembro. Os norte-americanos estão no grupo C e enfrentam Turquia, República Dominicana, Finlândia, Ucrânia e Nova Zelândia na primeira fase.