Os jogadores europeus estão cada vez mais tomando conta da NBA, mas nem todos eles chegaram a jogar na tradicional EuroLiga. O torneio de basquete mais popular do velho mundo, conta com os melhores times europeus em uma disputa continental. Você sabe quem são os cinco melhores jogadores da liga atual que já atuaram na competição da Europa?
Alguns nomes de destaque estão fora da lista, como por exemplo: Clint Capela, Jonas Valanciunas, Jusuf Nurkic, Nicolas Batum, Danilo Gallinari, Dario Saric, Deni Avdija, Ricky Rubio e outros.
O ranking feito pelo portal Fansided contempla as contratações de Sasha Vezenkhov no Sacramento Kings e Vasilije Micic no Oklahoma City Thunder. Ambos eram destaques do basquete europeu e acertaram sua ida para os EUA em 2023/24. Portanto, confira a lista dos cinco melhores jogadores da NBA que já atuaram na EuroLiga.
5. Vasilije Micic (Oklahoma City Thunder)
Micic é um verdadeiro astro do basquete europeu. Ele venceu a EuroLiga junto ao seu ex-time, Anadolu Efes, da Turquia, em 2021 e 2022. Ao lado de ex-jogadores da NBA, como Shane Larkin e Ante Zizic, liderou a equipe aos primeiros dois títulos continentais de sua história. Como resultado, foi MVP da final nas duas edições. Além disso, também foi o MVP geral do torneio em 2021.
Armador, ele é descrito como um mestre em manipular pick-and-rolls. Na última edição do torneio, somou médias de 17.4 pontos, 5.4 assistências e 3.2 rebotes. No entanto, não conquistou vaga para os playoffs. Então, decidiu se tornar um jogador da liga dos EUA.
Aliás, Micic chegou a ser selecionado pelo Philadelphia 76ers no Draft de 2014. Mas permaneceu na Europa e teve seus direitos trocados para o Thunder em dezembro de 2020. Aos 29 anos, espera-se algum protagonismo vindo do banco em Oklahoma.
4. Sasha Vezenkov (Sacramento Kings)
Por vários motivos, há muita empolgação com a chegada de Vezenkov ao Kings. Isso porque ele é o atual MVP da EuroLiga. Vale lembrar que o ala-pivô é o segundo jogador búlgaro da história da NBA. Após jogar no Barcelona, virou astro no Olympiacos da Grécia. Entretanto, não venceu o torneio. Perdeu na final para o Real Madrid em 2023. Um ano antes, caiu na semifinal para o time de Vasilije Micic.
Vezenkov se destaque pelo jogo ofensivo. Muito bom arremessando através dos bloqueios e nos cortes para cesta. É o tipo de atleta que se beneficia de um grande sistema ofensivo como o de Sacramento. E ele não será o principal protagonista como na Europa. Mas deve ter espaço e liberdade no time de Mike Brown.
Ele foi uma das últimas escolhas do Draft de 2017 quando selecionado pelo Brooklyn Nets. Por outro lado, foi envolvido em um acordo para o Cleveland Cavaliers na troca de James Harden. Por fim, uma nova troca no recrutamento de 2022 o levou para o Kings.
Leia mais!
Victor Wembanyama: “NBA é menos física do que basquete da Europa”
Quais times da NBA têm os melhores pivôs no elenco?
Kevin Durant discute com jogador da EuroLiga por jogo da NBA
3. Bojan Bogdanovic (Detroit Pistons)
O croata vem de seu grande ano na NBA. Com o Detroit Pistons, conquistou 21.6 pontos de média em 2022/23. Mas antes das passagens de destaque por Brooklyn Nets, Washington Wizards, Indiana Pacers e Utah Jazz, ele era um dos bons nomes da EuroLiga. Bogdanovic não foi campeão, mas chegou a ser eleito aos times ideais da competição quando atuava pelo Fenerbahçe, da Turquia. Também disputou o torneio pelo Real Madrid e pelo Cibona, da Croácia.
Desde que chegou a liga, se consolidou como um dos melhores arremessadores do jogo. Se tornou ainda mais completo para chegar a NBA, onde teve destaque como um versátil e prolífico ala. Tem 39.4% nas bolas de três ao longo de sua carreira nos EUA. Foi o grande nome individual do Pistons na última campanha.
2. Bogdan Bogdanovic (Atlanta Hawks)
O outro Bogdanovic da lista, tem uma jornada semelhante ao outro. O ala-armador do Atlanta Hawks também atuou pelo Fenerbahçe. Além disso, teve dois anos no Partizan Belgrado, no seu país natal. Entretanto o currículo do atleta de 31 anos tem algo a mais. Ele é um dos jogadores da NBA que venceram a EuroLiga. Isso porque foi campeão em 2017 com o time turco. Na ocasião, teve 43% nas bolas de três pontos, sendo eleito para o time ideal da campanha.
Aliás, sua carreira no basquete internacional é bem grande. Esteve no time ideal das últimas duas Copas do Mundo pela Sérvia. Da mesma forma, foi o cestinha do Mundial em 2019. Na última Copa, há poucos dias, foi o líder da sua seleção à grande final contra a Aleamnha, mas saiu derrotado.
Na NBA é um reserva sólido e bem aproveitado no Hawks. Manteve as características de grande arremessador tanto em Sacramento como em Atlanta. Foi importante também na campanha às finais de conferência em 2021.
1. Luka Doncic (Dallas Mavericks)
O melhor entre os jogadores da NBA que vieram da EuroLiga não poderia ser diferente. Luka Doncic, acima de tudo, já era uma estrelas antes mesmo de entrar na na NBA. Ganhou diversos títulos com o Real Madrid na Espanha. O que inclui três títulos da liga espanhola e outra duas copas. Mas a cereja do bolo veio de fato em 2018. Uma campanha histórica, vencendo a EuroLiga. As médias de 21.5 pontos, 4.8 rebotes e 4.3 assistências o alçaram ao posto de MVP do torneio e da final.
Doncic já atuava pelo gigante de Madrid aos 16 anos. Um prodígio desde que começou a jogar basquete. Então, após o último ato, ele partiu para a NBA em 2018/19, sendo escolhido no Draft pelo Dallas Mavericks.
Desde então, a fama só aumentou para um jogador que esteve em quatro dos cinco times ideais da NBA. Além disso, foi Calouro do Ano e é a peça central do futuro e do presente do Mavs. O armador também está levando a Eslovênia a resultados que nunca foram alcançados antes. O que inclui o título Eurocopa de 2017.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA