Chet Holmgren e Jaime Jaquez são eleitos calouros do mês de dezembro na NBA

Prêmio teve os mesmos vencedores do mês anterior; Wembanyama segue zerado

Chet Holmgren Jaime Jaquez Fonte: Garrett Ellwood / AFP

Os vencedores do prêmio de calouro do mês de dezembro são os mesmos que venceram em novembro: Chet Holmgren e Jaime Jaquez. O pivô do Oklahoma City Thunder e o ala do Miami Heat superaram a concorrência para a segunda vitória seguida na premiação. Os dois têm dominado as listas semanais de melhores calouros da NBA ao lado de Victor Wembanyama.

O anúncio foi feito pela liga na quinta-feira (4). Na Conferência Oeste, o pivô venceu a concorrência do francês do San Antonio Spurs e, além disso, de Keyonte George (Utah Jazz), Scoot Henderson (Portland Trail Blazers) e Dereck Lively (Dallas Mavericks).

Publicidade

Por outro lado, Jaquez superou Bilal Coulibaly (Washington Wizards), Brandon Miller (Charlotte Hornets) e Craig Porter Jr (Cleveland Cavaliers).

Holmgren, que se encaixou de forma perfeita na equipe do Thunder em 2023/24, obteve 17.7 pontos, 7.7 rebotes, 3.5 tocos e 2.2 assistências em dezembro. Ele é, acima de tudo, um dos destaques do belo momento de Oklahoma na campanha. Com 10 vitórias em 13 jogos durante o mês, é justo dizer que o pivô foi o segundo ou terceiro jogador mais influente na ascensão da equipe ao segundo lugar do Oeste.

Publicidade

Em sua briga particular com a primeira escolha do Draft de 2023, o camisa 7 segue vencendo nas duas frentes da NBA. Aliás, Wembanyama também seria um vencedor justo. Afinal, teve médias de 18.1 pontos, 11.4 rebotes, 3.8 tocos, 3.7 assistências e 1.1 roubo de bola. Ele atuou em 10 de 14 jogos em dezembro, mas teve uma campanha bem ruim de apenas duas vitórias no período.

Leia mais sobre calouros!

Holmgren também leva vantagem nos aproveitamentos. Wembanyama teve 45.2% nos chutes gerais e 33.3% nas bolas de três. Já o vencedor do prêmio teve 55% nos arremessos e 38.8% nas bolas de fora. A eficiência tem sido descrita por muitos como um fator chave para a vitória do pivô do Thunder.

Publicidade

Jaime Jaquez tem sido uma surpresa da classe de 2023. Afinal, a 18ª escolha se encaixou muito bem ao longo da temporada em Miami. Com Jimmy Butler machucado nesse meio tempo, é o novato quem tem assumido a responsabilidade ao lado de Bam Adebayo e Tyler Herro. Suas médias são de 16.1 pontos, 3.8 rebotes e 2.7 assistências em 13 jogos no mês de dezembro. O Heat venceu oito desses compromissos. Além disso, ele acertou 48.1% de seus chutes e 32.4% das bolas do perímetro.

Seu principal concorrente foi Brandon Miller do Charlotte Hornets. A segunda escolha do Draft de 2023 ainda está em período de adaptação e recebendo ainda mais volume ofensivo desde que LaMelo Ball se machucou. Suas médias, então, foram de 15 pontos, 3.8 rebotes e 2.5 assistências em 12 jogos no mês. Ele se ausentou em uma única partida no período. Aliás, a equipe só venceu um desses 13 jogos. Além disso, teve 39.4% nos arremessos gerais e 40.2% nas bolas de três.

Publicidade

Outros concorrentes

Além dos vencedores Chet Holmgren e Jaime Jaquez e os principais concorrentes, Victor Wembanyama e Brandon Miller, confira os números dos outros indicados.

Scoot Henderson (Blazers, Oeste): 14.9 pontos, cinco assistências e 3.1 rebotes
Keyonte George (Jazz, Oeste): 13.5 pontos, 4.8 assistências e 2.5 rebotes
Dereck Lively (Mavericks, Oeste): 10.1 pontos, 8.2 rebotes e 1.8 toco
Bilal Coulibaly (Wizards, Leste): 9.2 pontos, 4.6 rebotes e 1.9 assistência
Craig Porter Jr (Cavaliers, Leste): oito pontos, 4.8 assistências, 3.9 rebotes, um roubo de bola

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários