Os vencedores do prêmio de calouro do mês de dezembro são os mesmos que venceram em novembro: Chet Holmgren e Jaime Jaquez. O pivô do Oklahoma City Thunder e o ala do Miami Heat superaram a concorrência para a segunda vitória seguida na premiação. Os dois têm dominado as listas semanais de melhores calouros da NBA ao lado de Victor Wembanyama.
O anúncio foi feito pela liga na quinta-feira (4). Na Conferência Oeste, o pivô venceu a concorrência do francês do San Antonio Spurs e, além disso, de Keyonte George (Utah Jazz), Scoot Henderson (Portland Trail Blazers) e Dereck Lively (Dallas Mavericks).
Por outro lado, Jaquez superou Bilal Coulibaly (Washington Wizards), Brandon Miller (Charlotte Hornets) e Craig Porter Jr (Cleveland Cavaliers).
Holmgren, que se encaixou de forma perfeita na equipe do Thunder em 2023/24, obteve 17.7 pontos, 7.7 rebotes, 3.5 tocos e 2.2 assistências em dezembro. Ele é, acima de tudo, um dos destaques do belo momento de Oklahoma na campanha. Com 10 vitórias em 13 jogos durante o mês, é justo dizer que o pivô foi o segundo ou terceiro jogador mais influente na ascensão da equipe ao segundo lugar do Oeste.
Em sua briga particular com a primeira escolha do Draft de 2023, o camisa 7 segue vencendo nas duas frentes da NBA. Aliás, Wembanyama também seria um vencedor justo. Afinal, teve médias de 18.1 pontos, 11.4 rebotes, 3.8 tocos, 3.7 assistências e 1.1 roubo de bola. Ele atuou em 10 de 14 jogos em dezembro, mas teve uma campanha bem ruim de apenas duas vitórias no período.
Leia mais sobre calouros!
- Bem que se “quiz”: você sabe quem são estes novatos da NBA 2023/24?
- Jaime Jaquez sobe no ranking dos calouros da NBA
- Para ex-astro, Victor Wembanyama é o novo Wilt Chamberlain
Holmgren também leva vantagem nos aproveitamentos. Wembanyama teve 45.2% nos chutes gerais e 33.3% nas bolas de três. Já o vencedor do prêmio teve 55% nos arremessos e 38.8% nas bolas de fora. A eficiência tem sido descrita por muitos como um fator chave para a vitória do pivô do Thunder.
Jaime Jaquez tem sido uma surpresa da classe de 2023. Afinal, a 18ª escolha se encaixou muito bem ao longo da temporada em Miami. Com Jimmy Butler machucado nesse meio tempo, é o novato quem tem assumido a responsabilidade ao lado de Bam Adebayo e Tyler Herro. Suas médias são de 16.1 pontos, 3.8 rebotes e 2.7 assistências em 13 jogos no mês de dezembro. O Heat venceu oito desses compromissos. Além disso, ele acertou 48.1% de seus chutes e 32.4% das bolas do perímetro.
Seu principal concorrente foi Brandon Miller do Charlotte Hornets. A segunda escolha do Draft de 2023 ainda está em período de adaptação e recebendo ainda mais volume ofensivo desde que LaMelo Ball se machucou. Suas médias, então, foram de 15 pontos, 3.8 rebotes e 2.5 assistências em 12 jogos no mês. Ele se ausentou em uma única partida no período. Aliás, a equipe só venceu um desses 13 jogos. Além disso, teve 39.4% nos arremessos gerais e 40.2% nas bolas de três.
Outros concorrentes
Além dos vencedores Chet Holmgren e Jaime Jaquez e os principais concorrentes, Victor Wembanyama e Brandon Miller, confira os números dos outros indicados.
Scoot Henderson (Blazers, Oeste): 14.9 pontos, cinco assistências e 3.1 rebotes
Keyonte George (Jazz, Oeste): 13.5 pontos, 4.8 assistências e 2.5 rebotes
Dereck Lively (Mavericks, Oeste): 10.1 pontos, 8.2 rebotes e 1.8 toco
Bilal Coulibaly (Wizards, Leste): 9.2 pontos, 4.6 rebotes e 1.9 assistência
Craig Porter Jr (Cavaliers, Leste): oito pontos, 4.8 assistências, 3.9 rebotes, um roubo de bola
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA