Uma das maiores tendências entre temporadas na NBA é a transposição da fórmula de sucesso do atual campeão para as outras franquias. Após conquistar o título da liga utilizando o small ball, o Golden State Warriors terá seu estilo copiado por muitos times na temporada 2015-16, mas não pelo Boston Celtics.
Em evento de caridade sediado no TD Garden, o técnico Brad Stevens foi perguntado sobre qual formação o Celtics terá no próximo campeonato, e mostrou que não deve mudar a estratégia adotada na temporada passada: “Nós temos pivôs mais tradicionais este ano, então, temos que jogar um basquete mais tradicional e nos preparar para fazê-lo bem”.
Durante a campanha de 40 vitórias na temporada 2014-15, Stevens utilizou 14 quintetos diferentes no início das partidas, sendo que os dois times que começaram pelo menos 10 jogos juntos tiveram a presença de uma dupla de pivôs tradicionais como Brandon Bass, Tyler Zeller, Jared Sullinger e Kelly Olynyk.
Na série de pós-temporada contra o Cleveland Cavaliers, Brad também iniciou as quatro partidas com dois pivôs, mas durante as partidas, o técnico utilizou os alas Jae Crowder e Jonas Jerebko nas posições 4 e 5. Mesmo preferindo atuar com homens grandes, o treinador não descartou totalmente a possibilidade de usar alas no garrafão.
“Nós temos habilidade para jogar com formações menores e maiores, faremos o que for melhor”, disparou Stevens. “Quanto mais posições você marcar, melhor você é como jogador. Quanto maior a versatilidade com que você consegue jogar, melhor. De novo, veremos como isso se desenrolará”.
Além de manter Zeller, Sullinger e Olynyk, Stevens também contará com Amir Johnson, Jordan Mickey e David Lee para formar seu garrafão titular.