Dois dos principais jogadores da história recente do Detroit Pistons vão receber a homenagem máxima da franquia nesta temporada. De acordo com Vince Ellis, do jornal Detroit Free Press, Chauncey Billups e Ben Wallace terão suas camisas aposentadas em cerimônias no intervalo de partidas importantes da atual campanha. Embora as datas ainda não estejam confirmadas, ambos já teriam sido informados dos planos do time.
A notícia, que deverá ser anunciada oficialmente nas próximas semanas, coloca fim a rumores que já circulavam desde o ano passado. Billups (#1) e Wallace (#3) foram dois dos líderes do time que levou o Pistons ao último título da NBA de sua história, em 2004, sob o comando do treinador Larry Brown. As homenagens vão acontecer em jogos diferentes – no início do ano que vem, provavelmente.
“Chauncey e Ben devem ser homenageados, com toda a certeza”, afirmou o ala-pivô Marcus Morris, um dos destaques do Pistons no início invicto da atual campanha. “Sempre que eles entravam em quadra, mostravam algo sobre como se pratica o basquete em Detroit. Ambos fizeram um grande trabalho representando o time e a cidade”.
Leia mais
Quintetos históricos – Detroit Pistons
Artigo – Os outros times de Dennis Rodman
Campeão pelo Pistons, Richard Hamilton anuncia aposentadoria
Atualmente, os dois números estão sendo utilizados pelo elenco de Detroit: Reggie Jackson é o camisa #1 da atual equipe, enquanto o calouro Stanley Johnson acaba de assumir o uniforme #3. A história recente da franquia, porém, indica que os dois jovens podem não ter que mudar os números. O Pistons já permitiu que o pivô Greg Monroe, por exemplo, vestisse a #10 que estava aposentada em homenagem a Dennis Rodman.
Billups, de 39 anos, atuou pela equipe do Michigan em oito das 17 temporadas que disputou na NBA. Considerado a grande referência do campeonato de 2004, o “Mr. Big Shot” foi eleito MVP das finais e seria selecionado para cinco Jogos das Estrelas em anos seguintes. Em 482 jogos disputados pelo time, o armador aposentado em 2014 registrou médias de 16.5 pontos e 6.2 assistências, além de quase 40% de conversão nos arremessos de longa distância.
Dois anos mais velho, Wallace disputou nove de suas 16 temporadas na NBA com o Pistons. O ex-pivô conseguiu ser convocado para quatro Jogos das Estrelas, eleito para cinco quintetos ideais de defesa e ganhou quatro prêmios de melhor defensor da liga depois de não ter sido draftado. Até hoje, “Big Ben” é o atleta que mais deu tocos na história da franquia (2.001). Ele tem médias de 6.6 pontos, 11.1 rebotes e 2.3 bloqueios em 655 partidas pela equipe.
https://www.youtube.com/watch?v=QvyIF4YUk54
Com apoio de Gabriel Farias