Central do Draft – Conheça Leandro Bolmaro, único sulamericano cotado para o recrutamento de 2020

Joia do Barcelona, argentino de 19 anos é tratado como “Messi do basquete”

Fonte: Joia do Barcelona, argentino de 19 anos é tratado como “Messi do basquete”

Por Lucas Torres, da Central do Draft

Leandro Bolmaro

Posição: ala-armador
Equipe: Barcelona
Nacionalidade: Argentina
Projeção no Draft de 2020: final de primeira rodada / início da segunda
Medidas: 2,02m de altura e envergadura de 2,06m

Publicidade

Quando o maior ídolo nacional de determinado esporte se aposenta, é natural que todo jovem talento que surgir em seu país – sobretudo se atuar na mesma posição – receba comparações e vire o ‘novo fulano’.

Publicidade

Influenciados por essa tendência, ou não, quando vimos o ala-armador argentino Leandro Bolmaro (Barcelona) atuar pela primeira vez – foi impossível nos dissociar de comparações com o lendário Manu Ginobili.

Com 2,02m de altura, ótimo atleticismo e um ‘ritmo quebrado’, cheio de hesitações – tal como ‘Manu’, Bolmaro começa a ganhar seu espaço como playmaker na rotação principal da equipe do Barcelona.

Publicidade

A habilidade de desmontar defesas na meia quadra com um controle de bola acima da média e a tremenda visão de jogo para executar passes ‘pouco ortodoxos’ com apenas uma das mãos também nos remetem a Ginobili, assim como sua força física natural – a despeito do corpo ainda franzino (83kg), para absorver contato no garrafão em suas infiltrações.

Bolmaro herda também parte da personalidade do ídolo argentino, exibindo enorme competitividade nos dois lados da quadra e – ao mesmo tempo – uma ‘ousadia’ que o permite tentar jogadas de alto risco mesmo com o status de ‘jovem de 19 anos tentando ganhar seu espaço no profissional do Barça’.

Publicidade

A capacidade de ‘bloquear a pressão’ somada à leitura de jogo e ao skillset avançado fez com que Svetislav Pesic, treinador sérvio do Barcelona, utilizasse uma analogia para além do basquete na hora de mensurar o talento do combo guard argentino. “No futebol, o Barcelona teve Lionel Messi. Agora, o basquete também tem seu Messi em Leandro Bolmaro. Ele tem um futuro brilhante pela frente”, afirmou.

Embora a hype em torno do sulamericano seja justificada por seu ‘talento puro’ e ótima capacidade atlética, existe – porém – uma preocupação quanto a sua capacidade como arremessador. Bolmaro converteu apenas 30% de suas tentativas para três pontos no último mundial sub-19 e, na atual temporada da liga espanhola – na qual tem média de 13 minutos por partida, aproveitou apenas 66.7% de seus lances-livres.

Publicidade

Acompanhe a Central do Draft diariamente:

no Instagram: http://instagram.com/centraldodraft

no Facebook: http://facebook.com/centraldodraft

Publicidade

e no site: www.centraldodraft.com.br

Últimas Notícias

Comentários