Paul Pierce já tem data para tornar-se, oficialmente, o eterno dono da camisa #34 do Boston Celtics. A franquia anunciou que o ídolo vai ter o uniforme que utilizou por 15 temporadas aposentado no dia 11 de fevereiro de 2018, em uma cerimônia no intervalo da partida contra o Cleveland Cavaliers. O ala será o primeiro atleta a ter o número retirado pelo tradicional time desde 2003.
“Paul foi um jogador transcendental, grande líder e ótimo companheiro de equipe. Simplesmente um dos maiores atletas do Celtics, em todos os sentidos possíveis. Seu número no teto de nosso ginásio vai lembrar-nos para sempre da alegria que ele trouxe para o basquete e seu amor pela torcida de Boston”, declarou um dos donos do Celtics, Steve Pagliuca, por meio de nota oficial.
A notícia confirma as declarações de outro dos mandatários da franquia, Wyc Grousbeck, que já havia adiantado a intenção de aposentar a camisa de Pierce rapidamente, em maio passado. Para o agora ex-jogador, ser o dono do 22º uniforme retirado da equipe é o passo decisivo no antigo sonho de colocar seu nome na história do maior campeão da NBA.
“No momento em que fui draftado pelo Celtics, eu sabia que estava juntando-me a uma das equipes mais tradicionais da NBA. Joguei no Garden por 15 temporadas, olhando para cima e vendo alguns dos mais icônicos jogadores da história – de Bill Russell e Bob Cousy a Larry Bird. Estar ao lado deles, agora, é uma grande honra”, agradeceu o campeão e MVP das finais da liga em 2008.
Pierce deixou o basquete com uma lista de marcas históricas acumuladas em 1.102 partidas pelo time de Boston. Ele é o jogador com mais cestas de três pontos, lances livres convertidos e roubos de bola da história da franquia, além de ser o segundo no ranking da equipe em temporadas disputadas, terceiro em jogos e minutos disputados, sétimo em rebotes, quinto em assistências e quarto em tocos.