Canadá bate Eslovênia e chega à semifinal da Copa do Mundo

Shai Gilgeous-Alexander brilhou no jogo, enquanto Luka Doncic foi expulso no quarto período

Canadá Eslovênia Copa Mundo Fonte: Sherwin Vardeleon / AFP

O Canadá bateu a Eslovênia e se garantiu na semifinal da Copa do Mundo de Basquete. Nesta quarta-feira (6), em Manila, nas Filipinas, os canadenses venceram por 100 a 89. Dessa forma, está entre as quatro melhores seleções do Mundial.

Agora, o Canadá enfrenta a Sérvia na semifinal. O jogo vai ocorrer nesta sexta-feira (8), também em Manila. A bola subirá a partir das 05h45 (horário de Brasília), com transmissão da ESPN 2 e Star+.

O ataque canadense foi espetacular desde o começo. Acertou 58% dos arremessos de quadra no primeiro tempo. Foram 18 cestas em 31 tentativas. Os primos Shai Gilgeous-Alexander e Nickeil Alexander-Walker combinaram para 23 pontos e 69% de aproveitamento nos arremessos (9-13).

Publicidade

Mas, na primeira metade de jogo, a Eslovênia também mostrou poder de fogo. Liderada por Luka Doncic, a seleção europeia converteu 50% dos arremessos (17-34). No perímetro, então, o aproveitamento dos eslovenos foi de 59% (10-17). O astro do Dallas Mavericks, aliás, foi o cestinha do primeiro tempo, com 17 pontos.

Assim, com os ataques inspirados, os times foram para o intervalo em igualdade: 50 a 50.

Leia Mais!

No entanto, o Canadá dominou o segundo tempo. RJ Barrett foi o destaque do terceiro período, com 13 pontos. Além disso, o ataque canadense seguiu fazendo estragos. Por outro lado, a Eslovênia, muito dependente de Doncic, perdeu fôlego. Dessa forma, os canadenses foram para o último quarto com uma vantagem de nove pontos (80 a 71).

Publicidade

O período final foi marcado, entre outras coisas, por duas expulsões. Visivelmente nervosos, Dillon Brooks e Doncic receberam a segunda falta técnica, em lances diferentes, quando restavam sete minutos para o fim. Com isso, foram desqualificados da partida. Ou seja, Luka deixou o seu time na mão em um jogo decisivo.

Publicidade

Mas, vale ressaltar que, àquela altura da partida, o Canadá já vencia por 15 pontos. Porém, os eslovenos esboçaram uma reação, mesmo sem o seu principal jogador. A vantagem que chegou a 17 caiu para nove a quatro minutos do fim. Mas, os canadenses mantiveram a tranquilidade e administraram a vantagem para sair com o triunfo.

Portanto, com a vitória sobre a Eslovênia, o Canadá alcançou a semifinal da Copa do Mundo pela primeira vez em sua história. Além disso, os canadenses se garantiram nas Olimpíadas de Paris 2024.

Um dos favoritos ao prêmio de MVP do Mundial, Shai Gilgeous-Alexander foi o destaque do jogo. Cestinha com 31 pontos, ele pegou dez rebotes, e, assim, conseguiu o duplo-duplo.

Publicidade

Por fim, vale lembrar que a única derrota do Canadá na Copa foi para o Brasil (65-69), na primeira rodada da segunda fase.

Canadá 100 x 89 Eslovênia

Canadá
Shai Gilgeous-Alexander: 31 pontos, dez rebotes, quatro assistências, 14-16 nos lances livres e 8-12 nos arremessos de quadra
RJ Barrett: 24 pontos, nove rebotes e 9-22 nos arremessos de quadra
Dillon Brooks: 14 pontos e 5-7 nos arremessos de quadra
Nickeil Alexander-Walker: 14 pontos e 5-8 nos arremessos de quadra

Publicidade

Eslovênia
Luka Doncic: 26 pontos, quatro rebotes, cinco assistências, 4-6 nas bolas de três pontos e 8-20 nos arremessos de quadra
Klemen Prepelic: 22 pontos, cinco rebotes, 4-10 nas bolas de três pontos e 6-13 nos arremessos de quadra

 

Alemanha bate Letônia em jogo emocionante

Na outra partida das quartas de final, a Alemanha superou a Letônia por 81 a 79. O jogo foi equilibrado em boa parte do tempo, mas os alemães chegaram a abrir 14 pontos no período derradeiro.

Publicidade

Mas, a Letônia não se deu por vencida. Fez uma sequência de 19 a 7 nos últimos seis minutos. Liderada pelo armador Arturs Zagars, que anotou nove pontos no clutch time, a Letônia ainda teve a chance da virada a dois segundos do fim. No entanto, o especialista em bolas de três, Davis Bertans, não converteu o arremesso final do perímetro.

Portanto, no sufoco, a Alemanha eliminou a supreendente Letônia e manteve a invencibilidade no Mundial. O detalhe é que o armador Dennis Schroder fez uma partida péssima. Acertou somente quatro dos 26 arremessos que tentou. Ou seja, um aproveitamento pífio de 15%. Em contrapartida, o ala Franz Wagner teve uma grande exibição, com 16 pontos e oito rebotes, em 24 minutos.

Publicidade

Esta será a primeira semifinal da Alemanha em uma Copa do Mundo desde 2002. Na época, a seleção liderada por Dirk Nowitzki (MVP daquele Mundial) conquistou a medalha de bronze. A classificação, aliás, rassalta o bom momento do basquete alemão. Afinal, a seleção vem de um bronze no EuroBasket de 2022.

Agora, os alemães terão os EUA pela frente. A bola vai subir às 09h40 (horário de Brasília) desta sexta-feira. A partida será exibida na ESPN 2 e no Star+.

Por fim, a Alemanha, junto com a Sérvia, garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.

Publicidade

Alemanha 81 x 79 Letônia

Alemanha
Franz Wagner: 16 pontos, oito rebotes e 5-8 nos arremessos de quadra
Andreas Obst: 13 pontos
Moritz Wagner: 12 pontos e quatro rebotes
Dennis Schroder: nove pontos, quatro assistências, 0-8 nas bolas de três e 4-26 nos arremessos de quadra

Publicidade

Letônia
Arturs Zagars: 24 pontos, oito assistências, 4-8 nas bolas de três e 9-17 nos arremessos de quadra
Davis Bertans: 20 pontos e 6-13 nas bolas de três
Rolands Smits: 14 pontos e oito rebotes
Rodions Kurucs: sete pontos e dez rebotes

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários