O Cleveland Cavaliers e LeBron James mantiveram o ótimo momento e foram os grandes vencedores do ESPY’s 2016. Os campeões da NBA conquistaram sete troféus na premiação realizada pela ESPN para os melhores do esporte na última temporada. A lista de prêmios incluiu dois dos mais importantes da noite: atleta masculino do ano e equipe do ano.
O craque do Cavs subiu ao palco para receber três prêmios individuais: além de atleta masculino do ano, ele também foi escolhido o melhor jogador da NBA na temporada e melhor performance em conquista de título. Além de time do ano, o Cavaliers recebeu prêmios pelo momento esportivo do ano, jogo do ano (sétima partida das finais) e técnico do ano (Tyronn Lue).
Mas LeBron esteve no palco antes de receber qualquer troféu. Ao lado dos amigos Dwyane Wade, Chris Paul e Carmelo Anthony, o astro leu um discurso pedindo maior ativismo dos atletas norte-americanos no combate ao clima de divisão racial, injustiça e violência que dominam os EUA recentemente.
“Nós estamos nos sentindo frustrados pela violência, mas isso não é aceitável. É hora de olharmos no espelho e perguntar o que estamos fazendo para mudar essa situação. Não podemos ser só exemplos. Falem, usem sua influência e renunciem a toda essa violência. Todos precisamos fazer mais”, afirmou o ala, encerrando o “discurso coletivo”.
Além de LeBron e o Cavaliers, outros dois jogadores da NBA foram premiados nesta quarta-feira. O armador Stephen Curry, do Golden State Warriors, foi agraciado com o troféu por performance em quebra de recorde, com a maior marca de cestas de longa distância em uma temporada. O (agora aposentado) Kobe Bryant também subiu ao palco para receber o prêmio especial para ícones do esporte.
“Eu acredito que todos merecem um momento para descansar, mas o meu não é agora. Obrigado por essa incrível honra reconhecendo minha carreira, mas estou longe de terminar minha obra. Meu próximo sonho é ser premiado um dia por inspirar a nova geração de atletas a terem seus sonhos, fazerem seus sacrifícios e nunca se contentarem com o mediano”, afirmou o ídolo do Los Angeles Lakers.
Outro nome conhecido da NBA a ser premiado pela ESPN foi Craig Sager. O icônico repórter, que enfrenta uma longa batalha contra a leucemia, fez um emocionante discurso ao aceitar o prêmio especial Jim Valvano de perseverança deste ano, que já havia sido ganho por George Karl e o jornalista Stuart Scott no passado.
“Tempo é algo que não pode ser comprado, barganhado com Deus e não é infinito. Tempo é simplesmente como vivemos a vida. Eu nunca vou desistir de viver e não vou entregar os pontos. Continuarei lutando, sugando o poço da vida enquanto a vida tira forças da minha medula. Viverei minha vida cheia de amor e diversão. É a única forma que conheço de fazê-lo”, desabafou o jornalista, conhecido por vestir ternos coloridos e excêntricos à beira da quadra.