Morreu aos 77 anos o técnico Cláudio Mortari, campeão mundial de basquete em 1979, pelo Sírio. O veterano vinha lidando com problemas de saúde nos últimos meses. A morte foi confirmada pela família do treinador no Instagram, mas a causa do óbito não foi informada, até o momento.
Cláudio Mortari passou mais de 40 anos como técnico de basquete. Ao longo da carreira, ele treinou Palmeiras, Sírio, Bradesco, Corinthians, Flamengo e São Paulo, sendo este seu último clube. O técnico ainda dirigiu a seleção nos Jogos de Moscou em 1980.
Natural de São Paulo, o técnico campeão mundial começou no basquete como jogador. Porém, sem sucesso, ele encerrou de forma precoce a carreira e assumiu a função de técnico nas divisões de base do Palmeiras em 1969. Em 1976, ele assumiu a função na equipe adulta do time da Barra Funda.
Após um ano no Palmeiras, Cláudio Mortari foi contratado pelo Sírio, na época um dos melhores clubes de basquete do país. Desse modo, já em 1979, ele conseguiu ser campeão mundial. Na equipe, aliás, foram oito anos de sucesso, sendo três vezes campeão brasileiro, três vezes sul-americano e duas vezes paulista.
Ao todo, Cláudio Mortari encerrou a carreira como: cinco vezes campeão brasileiro; oito vezes campeão paulista; campeão carioca; três vezes campeão continental; campeão da Liga das Américas; e da Copa Brasil Sul; além de campeão mundial.
Leia mais!
- Boletim de trocas e rumores da NBA (24/12)
- NBA: Donovan Mitchell fala sobre fase do Cavs
- Quatro ideias de troca para Coby White na NBA
No NBB, Mortari treinou Pinheiros e São Paulo. No time do Morumbis, aliás, ele esteve à beira da quadra pela última vez, entre 2018 e 2021.
Nas redes sociais, a família deixou um texto de despedida de Mortari aos fãs do técnico.
“Encerro meu ciclo e missão por aqui. Conquistei, contribuí com muita intensidade todas as batalhas que me apareceram. E foi por uma bola laranja que tudo isso foi possível. Construí uma família linda, deixei de estar em alguns momentos especiais, mas sempre em busca de um objetivo maior dentro do esporte”, escreveu a família de Claúdio Mortari.
“O esporte sempre esteve presente desde a minha infância e o basquete foi o que me despertou e ao mesmo tempo me acolheu. Briguei, lutei sempre em busca do correto. Então, minha gratidão a todos que estiveram comigo nesta jornada”, completou o texto.
Por fim, a CBB também lamentou a morte do técnico.
“O basquete do Brasil está em luto. Nós perdemos nesta quinta, 25, o nosso querido Cláudio Mortari, um dos grandes técnicos da história do esporte. Aos 77 anos, Mortari nos deixou. Nosso abraço na família, amigos e fãs. Vai-se o homem, fica sua história e o seu legado. Descanse em paz”, escreveu a CBB.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / Instagram

