[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=AcegYF_Ti78]
Um dos melhores técnicos da história da NBA não vai se aposentar tão cedo. O San Antonio Spurs anunciou a extensão do contrato de Gregg Popovich nesta quarta-feira, que liderou a franquia nos cinco campeonatos de sua história. A única informação revelada sobre o novo acordo é que possui mais de uma temporada de duração.
Segundo Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o treinador de 65 anos vinha afirmando que gostaria de trabalhar por mais quatro ou cinco anos. O compromisso deve compreender este período de tempo. “Eu não me sinto cansado. Estou cansado hoje, mas, no geral, quero continuar treinando”, disse o veterano, após a conquista do título deste ano.
Popovich tem o vínculo alongado após finalizar aquela que pode ser considerada a melhor temporada de sua carreira. Além de ter sido campeão, ele comandou o Spurs ao melhor recorde da campanha regular (62 vitórias e 20 derrotas) e ainda conquistou o prêmio de treinador do ano pela terceira vez.
Para repetir a sensacional temporada, o vitorioso técnico terá elenco virtualmente intacto em relação ao primeiro semestre. Enquanto o astro Tim Duncan decidiu jogar por mais um ano, o gerente geral R.C. Buford já acertou as renovações de Patrick Mills e Boris Diaw. Da rotação efetiva, Matt Bonner é o único jogador que segue com a permanência incerta.
Popovich e Spurs iniciaram um dos “casamentos” mais bem sucedidos da história da NBA em 1996. Desde então, o treinador venceu 967 partidas em temporadas regulares e vive uma sequência de 17 temporadas ganhando 60% de seus jogos. Ele é o nono técnico com mais triunfos da história da liga e o terceiro mais vitorioso em playoffs (149).