As últimas horas da janela de transferências da temporada foram bastante agitadas para o Detroit Pistons. Após adquirir o astro Blake Griffin, a franquia reforçou o banco de reservas acertando outras duas negociações paralelas nesta quinta-feira: o armador Jameer Nelson (Chicago Bulls) e o ala James Ennis III (Memphis Grizzlies) foram trazidos pelos dirigentes do Michigan.
Nelson, negociado pela segunda vez em uma semana, foi adquirido em troca do pivô Willie Reed e a cessão do direito de trocar escolhas de segunda rodada no draft de 2022. Reed foi prontamente dispensado pelo Bulls, aproveitando-se de contrato expirante de cerca de US$1.5 milhão, e deverá estar livre para assinar com uma nova equipe no fim de semana.
Em Detroit, o armador de 35 anos vai reencontrar um velho conhecido: o técnico Stan Van Gundy, com quem trabalhou no Orlando Magic entre 2007 e 2012. A tendência é que o veterano seja o reserva imediato da armação. Nelson disputou 43 jogos pelo New Orleans Pelicans na atual temporada, com médias de 5.1 pontos e 3.6 assistências. Ele sequer chegou a entrar em quadra pelo Bulls.
Já Ennis III foi a resposta do Pistons à busca de um ala para reforçar sua rotação. A direção do Michigan chegou a tentar a aquisição de jogadores como Evan Fournier e Dante Cunningham, mas o negócio pelo reserva do Grizzlies acabou fechado em troca do ala Brice Johnson e outra seleção de segunda rodada de draft cujos parâmetros ainda não são conhecidos.
Tanto Johnson, quanto Reed eram, curiosamente, atletas recebidos na negociação de Griffin que estavam fora dos planos dos executivos do Michigan. Ennis III vai para seu quarto time em quatro temporadas na NBA, possuindo médias de 6.3 pontos (com 36.9% de acerto nos arremessos de longa distância) e 3.3 rebotes no agregado da carreira no basquete dos EUA.