Bruno Caboclo faz sentido para o Cleveland Cavaliers?

Equipe de Ohio está “sondando” a situação do brasileiro

Bruno Caboclo Cleveland Cavaliers Fonte: Reprodução / X

A notícia de momento é que o Cleveland Cavaliers está de olho no brasileiro Bruno Caboclo para a temporada 2024/25. A “sondagem”, de acordo com o jornalista Chris Fedor, anima sobre as chances de um possível retorno do destaque brasileiro nas Olimpíadas para a liga dos EUA. Mas sem ufanismo, isso faria sentido para ele e para a franquia? A resposta é um sonoro sim.

Então, vamos entender um pouco da questão olhando para o elenco de Cleveland, o mercado e como as qualidades de Bruno Cablco se encaixam no time atual.

Elenco atual

O Cavaliers é um dos três times sem reforços para 2024/25 até agora. Aliás, a equipe só tem 12 jogadores sob contrato. Todos os agentes livres do time ainda estão livres no mercado, incluindo Isaac Okoro.

Publicidade

A grande questão é que, apesar de ter Evan Mobley e Jarrett Allen como titulares assegurados, o time não tem nenhum pivô reserva. É verdade que a equipe conta com alguns alas-pivôs. Georges Niang e Dean Wade tiveram minutos regulares em 2023/24.

Mas as opções de um pivô de ofício não existem no banco de reservas da franquia. E o pior, também não se apresentam no mercado.

Mercado

A agência livre de 2024 não foi necessariamente um destaque entre os pivôs disponíveis. É claro que existiam destaques. Afinal, Isaiah Hartenstein, Nic Claxton, Jonas Valanciunas, Goga Bitadze e outros, atraíram interesse de múltiplos times. Mas a fonte de atletas da posição “secou”.

Publicidade

É verdade, alguns veteranos ainda estão lá. Casos até de jogadores com passagem por Cleveland, como Tristan Thompson que esteve no time de 2023/24. Além disso, JaVale McGee também está livre, enquanto outro nome que esteve no Cavaliers na última campanha também não foi contratado: Damian Jones. Bismack Biyombo também é uma opção.

Mas nenhum deles vive grande momento na carreira. Thompson até foi competente no time por alguns momentos, mas McGee mal jogou em Sacramento, e Biyombo teve pouco espaço no Thunder que precisava de tamanho nos playoffs.

As opções estão escassas, o que dá força a Bruno Caboclo no Cleveland Cavaliers para 2024/25.

Publicidade

Leia mais!

Encaixe

Bruno Caboclo não se destaca apenas por opções piores no mercado. Mas se colocarmos ele em um grupo com Wade e Niang, o brasileiro também tem uma vantagem importante: Versatilidade.

Wade é bom espaçador e melhorou muito na defesa nos últimos anos. Não é a toa que desbancou LaMar Stevens há algum tempo, ficando no time. Niang talvez seja um arremessador ainda melhor do que Wade. Caboclo realmente pode estar atrás de ambos no quesito, sobretudo, considerando sua adaptação na NBA depois de muito tempo longe.

Publicidade

Porém, sua capacidade de cobrir espaço com tamanho, envergadura e velocidade lateral está muito acima dos outros dois. E é o que se procura mais em pivôs modernos hoje em dia. É a chave, por exemplo, para Evan Mobley, grande líder defensivo de Cleveland.

Caboclo também é mais atlético que ambos. E não é por pouco. Falei de suas bolas de três, mas ele também não é um arremessador ruim, longe disso, vimos o que ele fez nos Jogos de Paris.

Então, ninguém preenche tantas caixas importantes de um time na posição como ele, não só no mercado de jogadores disponíveis, como também no elenco do próprio Cleveland.

Publicidade

E por que isso é importante?

Apesar de Mobley e Allen formarem uma parceria que já dura três anos, o Cavaliers entendeu há algum tempo que sua rotação precisa escalonar os minutos de ambos. Ou seja, Cleveland é muito mais adepto de contar sempre com um deles em quadra do que com os dois juntos. É óbvio que a franquia terá alguns minutos para outro pivô, mas é por isso que nomes como Niang e Wade ganharam espaço. São alas-pivôs que espaçam a quadra.

É o que Bruno Caboclo pode fazer muito bem. Seu atletismo pode mantê-lo como um bom defensor de perímetro se estiver com Allen na quadra. Ele também pode fazer uma combinação incrível com Mobley, quando pensamos na tal cobertura de espaço.

Publicidade

O brasileiro pode ser um jogador positivo com ambas opções, o que é diferente por exemplo, do próprio Tristan Thompson, que esteve na função no último ano. A maior parte de seus minutos era com Mobley ou com rotações inteiras de reservas. Bruno Caboclo é a opção mais interessante, e que também permite que o time se construa da maneira que melhor funciona com suas rotações.

Adversário?

Guerschon Yabusele é outro destaque do torneio de seleções que está na mira de Cleveland. O ala-pivô francês também funcionou bem ao lado de Victor Wembanyama na equipe da europa e até “colocou” Rudy Gobert no banco. Se a franquia optar por esse caminho, é provável que um dos dois seja contratado. Eles disputam, então, uma das três vagas regulares abertas.

Publicidade

Yabusele está no meio do caminho entre um ala-pivô mais clássico, com alguns atributos modernos. Ele ainda sustenta o melhor de seu jogo próximo ao aro, seja coletando rebotes ofensivos, cortando pra cesta e sendo agressivo ou cavando faltas. Ao mesmo tempo, ele também não se importa em espaçar e arremessar de três pontos, por mais que seus números pela França não tenham sido bons nesse sentido.

A grande vantagem de Caboclo aqui também mora no atletismo e defesa. Ele é um atleta muito mais preparado para o jogo da NBA do que Yabusele. Além disso, também acho que ele é uma ameaça de três pontos muito mais verdadeira do que o francês, ex-Boston Celtics.

Publicidade

Por outro lado, as conexões podem ajudar o “rival” aqui. Um dos assistentes técnicos da França era, justamente, Kenny Atkinson, o novo técnico de Cleveland. Além disso, é justo pensar que Yabusele esteve mais em evidência do que Bruno Caboclo nas Olimpíadas, e isso pode ser uma vantagem para assinar com o Cleveland Cavaliers.

Aqui, não estou falando de produção, Bruno Caboclo foi claramente melhor. Mas sim, de palcos. Yabusele jogou a final do torneio, foi um ajuste vital para a melhora da França. É uma disputa mais parelha por isso.

Outras vagas

Como disse, a franquia de Ohio é quem tem menos jogadores em seu elenco no momento, com 12. Apesar das seis vagas abertas, três delas são two-way. Ou seja, jogadores que também devem estar na G League.

Publicidade

Com a situação atual do elenco, eu diria que é muito difícil ver o Cavaliers trazendo tanto Caboclo, quanto Yabusele.

Isaac Okoro deve retornar ao elenco por falta de opções no mercado. Ele não deve receber o contrato que esperava em um contrato, Cleveland tem a melhor proposta e a mais atraente também em outros termos. Uma oferta qualificada de mais de US$9 milhões, pode ajudar o atleta a se valorizar para a próxima agência livre, caso ele realmente deseje aumentar seus ganhos em 2025/26.

Publicidade

Por outro lado, rumores também apontam para um interesse na volta de Marcus Morris. O veterano ganhou minutos nos playoffs, em meio aos problemas de Georges Niang e a lesão de Dean Wade.

Portanto, acho que Cleveland tentará manter os dois citados e, se conseguir, uma última vaga sobraria para o brasileiro ou o francês.

Conclusão

Bruno Caboclo não chegaria para ser titular e é possível que também não teria minutos garantidos na rotação caso assine com Cleveland. Apesar do destaque, a NBA é muito dura, e ele está de fora há algum tempo.

Publicidade

Mas por conta de suas características, acho que ele ganharia espaço na rotação ao longo da temporada. Afinal, muitos dos concorrentes não são funcionais nos playoffs.

O grande desafio de Bruno Caboclo em um possível retorno a NBA com o Cleveland Cavaliers, seria a disciplina defensiva. Sim, ele é um baita defensor, mas vimos um problema importante pela seleção: as faltas.

O jogo FIBA permite mais contato e, ainda assim, ele teve problemas com isso. Em um jogo dos EUA que passa longe de ser tão permissivo na defesa, Caboclo teria que encontrar maneiras de impactar de forma positiva, sem tantas infrações.

Publicidade

Se conseguir isso e se adaptar rápido com as diferenças da linha de três pontos, o camisa 51 do Brasil tem boas chances de crescer demais dentro da franquia.

É óbvio que não existe nenhuma confirmação a respeito do interesse concreto. Mas os rumores o ligando ao time que mais precisa contratar jogadores e com necessidades na posição, o tornam uma opção muito forte para Cleveland. Por fim, é torcer para que o cenário se concretize.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários