Briga de foice no escuro

Seis times brigam por três vagas nos playoffs do Leste

Fonte: Seis times brigam por três vagas nos playoffs do Leste

Pouco antes de a temporada regular começar, eu imaginei que a conferência Leste teria pelo menos dois times classificados para os playoffs com as campanhas negativas, ou seja, com mais derrotas que vitórias. Tecnicamente, isso ainda não se concretizou, mas vai. 

O Milwaukee Bucks ocupa hoje o sexto lugar, com 34 triunfos em 68 partidas disputadas. Depois disso, a briga é feia. Miami Heat, Boston Celtics, Indiana Pacers, Charlotte Hornets e Brooklyn Nets lutam pelas últimas duas vagas, restando cerca de 15 jogos para o término.

Em termos de qualidade técnica, Heat e Pacers parecem ser os melhores dessa turma, ainda que desfalcados de astros do calibre de Chris Bosh e Paul George, respectivamente. Mas isso não basta. Precisamos analisar outros detalhes importantes, como confrontos, por exemplo.

Publicidade

De trás para a frente na classificação, o Nets terá 16 jogos até o dia 15 de abril. Desses, nove serão contra adversários com ao menos 50% de aproveitamento. Depois, o Hornets só enfrenta seis equipes nas mesmas 16 partidas. Com 30 vitórias em 67 embates, Pacers e Celtics estão exatamente na mesma condições e pegam oito times com campanha positiva. Para terminar, o Heat terá sete confrontos “complicados” após 67 jogos.

Leste

Pelo que o Nets está jogando durante toda a temporada, além de um calendário mais difícil, eu poderia dizer que o time já está eliminado. Matematicamente, ainda não. Mas Joe Johnson, Deron Williams e Brook Lopez não conseguem mudar a situação atual. 

Publicidade

O Hornets teve o retorno do armador Kemba Walker recentemente, e isso poderia ser um alento. O problema é que não voltou em grande nível físico. Está lento e visivelmente sem ritmo. Também não conto com o time nos playoffs.

Agora, algo que eu ainda não havia citado e poucos notaram: o Bucks caiu muito de produção depois da parada para o Jogo das Estrelas. E isso tem ao menos uma explicação, claro. Michael Carter-Williams vai produzir números, e disso eu não tenho a menor dúvida. Mas cá entre nós, Brandon Knight estava fazendo uma temporada muito melhor. Nos últimos 30 dias, o time de Winsconsin venceu somente quatro dos 15 jogos disputados. E esse período coincide com a saída de Knight. Sem ele, o Bucks perde bastante na ameaça de longa distância, tanto é que Khris Middleton tornou-se a única opção válida de longa distância. O.J. Mayo vive contundido, enquanto Ersan Ilyasova, outrora machucado e em péssima fase, resolveu jogar. 

Publicidade

Não estou cravando que o Bucks venha a ficar de fora, até porque seria uma pena ver todo o trabalho de Jason Kidd ir para o ralo. E esse time já sofreu demais na temporada, com a contusão do calouro Jabari Parker e o lapso mental de Larry Sanders. Mas ao trocar Knight por Carter-Williams, o castigo veio com tudo.

O Celtics fez de tudo para ficar entre os últimos do Leste: trocou Rajon Rondo e Jeff Green, e ainda perdeu Jared Sullinger por contusão — o que não é culpa da equipe. Quando os dois jogadores mais talentosos do grupo saem, é óbvio que o elenco vai sentir a pancada, certo? Acontece que dez das 30 vitórias de 2014-15 vieram nos últimos 16 jogos. E nisso, Avery Bradley, Tyler Zeller, Marcus Smart, Brandon Bass e Evan Turner ganharam muito espaço e tornaram-se referências.

Publicidade

Tive diferentes ideias do Pacers durante a temporada. No início, o técnico Frank Vogel parecia estar montando um grupo para perder de propósito, afinal o seu principal jogador, o ala Paul George, estaria fora de combate por cerca de um ano. Vi diversas rotações, com muitos problemas, mas depois percebi que Vogel estava apenas tentando tirar leite de pedra. Torço e muito para que o time se classifique.

Já o Heat tem o melhor elenco, com Dwyane Wade, Goran Dragic, Luol Deng e o impressionante Hassan Whiteside. Perder Bosh foi um golpe terrível, mas ainda assim é provável que o time esteja entre os oito mais bem colocados do Leste. Wade está jogando como há muitos anos eu não via, principalmente depois do problema do camisa 1.

Publicidade

Palpitão

O Heat fica com a sexta posição e entra embalado para a fase dos mata-matas. A equipe da Flórida será seguida pelo Pacers, como o sétimo, e o Bucks fica com a oitava vaga na última rodada, em confronto direto diante do Celtics. Será o caos.

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=2U1xusDuKvk

Últimas Notícias

Comentários