#BrazilianWeek – Edição 7

Acompanhe a semana dos brasileiros na NBA no Jumper Brasil

Fonte: Acompanhe a semana dos brasileiros na NBA no Jumper Brasil

Todas às segundas-feiras, Jumper Brasil dedica uma coluna especificamente aos jogadores brasileiros na NBA. Nosso articulista Gabriel Farias vai trazer as estatísticas da semana, analisar desempenhos e ranquear os jogadores ao longo da temporada. Este é o nosso ponto de encontro para discutir os nove representantes do país na maior liga de basquete do planeta.

Enriqueçam a discussão e deixem suas sugestões nos comentários para que possamos melhorar cada vez mais esse novo espaço do site. Então, segue nosso sétimo #BrazilianWeek:

#1 Nenê Hilário (Ala-pivô, Washington Wizards)

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=5ifrriPcQ3o

Médias na semana: 9.3 pontos, 3.3 rebotes, 2.5 assistências e 51% de aproveitamento nos arremessos em 23 minutos
Médias na temporada: 8.7 pontos, 4.3 rebotes, 1.7 assistências e 53% de aproveitamento nos arremessos em 19 minutos

Publicidade

Nenê Hilário permanece no topo dos brasileiros da NBA três atuações consistentes com a camisa do Washington Wizards. O ala-pivô superou a marca dos trinta minutos pelas primeiras duas vezes na temporada e conseguiu entrar no quinteto titular após cinco jogos. Na derrota de duas prorrogações para o Minnesota Timberwolves, Nenê anotou 19 pontos e provou ao técnico Randy Wittman que pode atuar ao lado de Marcin Gortat. A experiência do brasileiro será fundamental para o Wizards na briga por uma vaga na pós-temporada.

#2 Marcelinho Huertas (Armador, Los Angeles Lakers)

https://www.youtube.com/watch?v=-dTCtUybFog

Publicidade

Médias na semana: 5.8 pontos, 3.8 assistências, 0.5 rebotes e 58% de aproveitamento nos arremessos em 17 minutos
Médias na temporada: 4.1 pontos, 3.2 assistências, 1.6 rebotes e 44% de aproveitamento nos arremessos em 14.5 minutos

Apesar do perímetro completo do Los Angeles Lakers diminuir o tempo de quadra de Huertas, o brasileiro continua mostrando suas habilidades como o melhor armador nato da equipe. Marcelinho liderou o Lakers em assistências em dois dos quatro jogos na semana, e só conquistou o quesito contra o Memphis Grizzlies porque o ala-pivô Julius Randle distribuiu dez passes decisivos.

Publicidade

#3 Leandro Barbosa (Ala-armador, Golden State Warriors)

Médias na semana: 5.8 pontos, 2.3 rebotes, um roubo de bola e 45% de aproveitamento nos arremessos em 19 minutos
Médias na temporada: 6.5 pontos, 1.6 rebotes, 1.3 assistências e 46% de aproveitamento nos arremessos em 16 minutos

Publicidade

Com dois roubos de bola em duas das quatro partidas da semana e o recorde da temporada com seis rebotes, Leandrinho oscilou entre boas atuações ofensivas e defensivas. Na melhor partida para um reserva, contra o Philadelphia 76ers, o brasileiro exagerou nas faltas e não conseguiu aproveitar o extenso garbage time. Com os titulares empenhados na corrida pelo recorde de 72 vitórias, Leandrinho não deve ter seus minutos de quadra aumentados.

#4 Raul Neto (Armador, Utah Jazz)

Médias na semana: 6.3 pontos, 3.7 rebotes, uma assistência e 50% de aproveitamento nos arremessos em 17 minutos
Médias na temporada: 6.2 pontos, 1.5 rebotes, 2.2 assistências e 43% de aproveitamento nos arremessos em 19 minutos

Publicidade

Apesar das médias da semana não destoarem dos números de toda a temporada, “Raulzinho” não conseguiu aproveitar a péssima semana do titular Shelvin Mack. O brasileiro pegou seis rebotes contra o Minnesota Timberwolves e garantiu sua melhor marca na temporada, curiosamente, na partida em que menos atuou. Outro saldo positivo da semana foi a média de apenas um erro ofensivo por partida, muito melhor que os quatro cometidos por Mack no mesmo período.

#5 Cristiano Felício (Ala-pivô, Chicago Bulls)

Médias na semana: Quatro pontos, quatro rebotes, 0.5 tocos e 57% de aproveitamento nos arremessos em 15 minutos
Médias na temporada: 1.7 pontos, 2.4 rebotes, 0.7 assistências e 48% de aproveitamento nos arremessos em sete minutos

Publicidade

Cristiano Felício aproveitou mais uma vez a ausência do espanhol Pau Gasol e iniciou uma das duas partidas que disputou na semana. Além disso, o brasileiro alcançou um recorde pessoal ao atuar por 21 minutos na derrota para o New York Knicks. Com o Chicago Bulls precisando de um “chacoalhão” em busca da pós-temporada, Felício pode ganhar boas oportunidades do técnico Fred Hoiberg mesmo com o retorno de Gasol.

#6 Anderson Varejão (Pivô, Golden State Warriors)

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=EqI46-6PvIw

Médias na semana: 3.5 pontos, um rebote, uma assistência e 100% de aproveitamento nos arremessos em dez minutos
Médias na temporada: 2.7 pontos, 2.7 rebotes, 0.7 assistências e 45% de aproveitamento nos arremessos em dez minutos

Publicidade

Anderson Varejão encerrou uma sequência de dois jogos sem pontuar com uma atuação chave contra o Minnesota Timberwolves. O brasileiro marcou cinco pontos na apertada vitória da franquia de Oakland. Após não sair do banco de reservas na partida seguinte por opção do técnico Steve Kerr, Varejão foi importante no triunfo contra o Dallas Mavericks com dois tocos. Porém, ficou fora da partida contra o Philadelphia 76ers e inconsistência de minutos estará presente até o final da temporada.

#7 Lucas Nogueira (Pivô, Toronto Raptors)

Médias na semana: Dois pontos, zero rebotes, zero tocos e 0% de aproveitamento nos arremessos em três minutos
Médias na temporada: 2.2 pontos, 1.4 rebotes, 0.3 tocos e 66% de aproveitamento nos arremessos em sete minutos

Publicidade

Apesar do pivô Jonas Valanciunas não estar 100%, Lucas “Bebê” recebeu apenas uma oportunidade do técnico Dwane Casey na semana, atuando no garbage time da vitória sobre o New Orleans Pelicans. Nogueira se encontra atualmente atrás de Bismack Biyombo e Jason Thompson na rotação da equipe canadense e, mesmo com as prováveis ausências de titulares nos próximos jogos, o brasileiro não receberá grandes chances para mostrar seu potencial. Bebê não atuou pelo Raptors 905, da liga de desenvolvimento, nesta semana.

#8 Bruno Caboclo (Ala, Toronto Raptors)

Médias na semana: Zero pontos, zero rebotes, zero assistências e 0% de aproveitamento nos arremessos em dois minutos
Médias na temporada: Zero pontos, 0.2 rebotes, 0.2 roubos de bola e 0% de aproveitamento nos arremessos em dois minutos

Publicidade

O ala Bruno Caboclo atuou em seu quinto jogo pelo Toronto Raptors na larga vitória sobre o New Orleans Pelicans no último domingo. Diferentemente da semana passada, Bruno tentou um arremesso de quadra, mas continua em busca de seus primeiros pontos na atual campanha. Com a classificação antecipada do Raptors para os playoffs, o técnico Dwane Casey deve poupar mais seus titulares, dando ao brasileiro mais oportunidades em quadra. Caboclo permaneceu no elenco principal durante toda a última semana e não atuou pelo Raptors 905, da D-League.

#9 Tiago Splitter (Ala-pivô, Atlanta Hawks)

Publicidade

Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 5.6 pontos, 3.3 rebotes, 0.8 assistências e 52% de aproveitamento nos arremessos em 16 minutos.

O ala-pivô Tiago Splitter continua em recuperação após operar o quadril em fevereiro. O brasileiro não atuará mais na temporada 2015-16 da NBA e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Últimas Notícias

Comentários