Todas às segundas-feiras, Jumper Brasil dedica uma coluna especificamente aos jogadores brasileiros na NBA. Nosso articulista Gabriel Farias vai trazer as estatísticas da semana, analisar desempenhos e ranquear os jogadores ao longo da temporada. Este é o nosso ponto de encontro para discutir os nove representantes do país na maior liga de basquete do planeta.
Enriqueçam a discussão e deixem suas sugestões nos comentários para que possamos melhorar cada vez mais esse novo espaço do site. Então, segue nosso 18º #BrazilianWeek da temporada 2016-17:
#1 Nenê Hilário (Ala-pivô, Houston Rockets)
https://www.youtube.com/watch?v=fROdyhsG49M
Médias na semana: 11.7 pontos, cinco rebotes, 1.7 roubos de bola e 64% de aproveitamento nos arremessos em três jogos
Médias na temporada: 8.8 pontos, 4.2 rebotes e 61% de aproveitamento nos arremessos em 61 jogos
Presente nas três vitórias do Houston Rockets na semana, Nenê atuou pelo menos 20 minutos em todas as partidas, alcançando um aproveitamento superior aos 50% em cada um dos jogos. Somando as três atuações, foram 16 acertos em 25 tentativas, além de uma partida com oito rebotes e duas com pelo menos dois roubos de bola. O ponto negativo de Nenê durante a semana foi na partida contra o Denver Nuggets, quando o Rockets perdeu por 15 pontos enquanto o brasileiro esteve em quadra.
#2 Leandro Barbosa (Ala-armador, Phoenix Suns)
Médias na semana: 11.7 pontos, quatro rebotes e 40% de aproveitamento nos arremessos em três jogos
Médias na temporada: 6.3 pontos, 1.6 rebotes, 1.2 assistências e 43% de aproveitamento nos arremessos em 67 jogos
Retornando às quadras, Leandrinho se manteve como peça fundamental na rotação do Phoenix Suns. Com as ausências de Tyson Chandler, Eric Bledsoe e Brandon Knight, Leandrinho assumiu o posto de peça “experiente” dentro do jovem elenco do Suns. Nas últimas duas partidas, o brasileiro ficou pelo menos 30 minutos em quadra. Leandrinho alcançou sua terceira sequência de dez ou mais pontos em três jogos consecutivos na temporada. Com um problema na parte posterior da coxa esquerda, Leandrinho não atuou contra o Charlotte Hornets, no último domingo.
#3 Cristiano Felício (Ala-pivô, Chicago Bulls)
https://www.youtube.com/watch?v=OBbszQNl0Ls
Médias na semana: Cinco pontos, dois rebotes, um roubo de bola e 66% de aproveitamento nos arremessos em um jogo
Médias na temporada: 4.9 pontos, 4.8 rebotes e 57% de aproveitamento nos arremessos em 62 jogos
Por conta de uma contusão nas costas, Felício atuou em apenas uma partida do Chicago Bulls na semana. Em 15 minutos, o brasileiro acertou dois de seus três arremessos de quadra, pegou dois rebotes e conseguiu um roubo de bola. O brasileiro perdeu uma ótima chance de mostrar seus serviços, uma vez que Robin Lopez havia sido expulso da partida e também perderia o confronto contra o Detroit Pistons por suspensão. Felício ainda não tem previsão de retorno às quadras.
#4 Lucas Nogueira (Pivô, Toronto Raptors)
Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 4.7 pontos, 4.4 rebotes, 1.7 tocos e 67% de aproveitamento nos arremessos em 54 jogos
Apesar da suspensão de Serge Ibaka e da contusão de DeMarre Carroll durante a semana, Lucas Bebê não entrou em quadra pelo Toronto Raptors e não foi enviado para o Raptors 905, da D-League. Neste mesmo período, Patrick Patterson e Jakob Poeltl atuaram por 23 e 18 minutos, respectivamente. O brasileiro que teve média de 24 minutos e seis presenças como titular em janeiro parece completamente fora da rotação do técnico Dwane Casey.
#5 Raul Neto (Armador, Utah Jazz)
https://www.youtube.com/watch?v=hlDphb1UAFE
Médias na semana: 5.3 pontos, um rebote, um roubo de bola, 1.7 assistências e 60% de aproveitamento nos arremessos em três jogos
Médias na temporada: 2.5 pontos, 0.7 rebotes, 0.8 assistências e 46% de aproveitamento nos arremessos em 38 jogos
Raulzinho retornou a rotação do técnico Quin Snyder atuando por 13 e 15 minutos nas últimas duas partidas do Utah Jazz. O brasileiro foi perfeito contra o New York Knicks, acertando seus quatro arremessos na partida. Na derrota para o Los Angeles Clippers, Raulzinho distribuiu quatro assistências, maior marca desde a penúltima partida da temporada passada.
#6 Bruno Caboclo (Ala, Toronto Raptors)
Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 0.4 pontos, 0.8 rebotes, 0.4 assistências e 20% de aproveitamento nos arremessos em oito jogos
Bruno Caboclo não atuou pelo Toronto Raptors e também não foi utilizado pelo técnico Jerry Stackhouse no Raptors 905.
#7 Tiago Splitter (Ala-pivô, Philadelphia 76ers)
Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: Não atuou
Tiago Splitter retornou às quadras pelo Delaware 87ers, filial do Philadelphia 76ers na D-League. O brasileiro atuou por 14 minutos contra o Reno Bighorns e 13 minutos contra o Windy City Bulls, Na segunda partida, Splitter alcançou oito pontos, oito rebotes, um roubo de bola e 66% de aproveitamento nos arremessos. Na NBA, O último jogo oficial de Splitter aconteceu no dia 31 de janeiro de 2016.
#8 Marcelinho Huertas (Armador, Agente Livre)
Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 2.7 pontos, um rebote, 2.3 assistências e 36% de aproveitamento nos arremessos em 23 jogos
Dispensado pelo Houston Rockets após a trade deadline, Marcelinho Huertas não tem seu nome especulado na NBA e não deve acertar com uma franquia até a agência livre.
#9 Anderson Varejão (Pivô, Agente Livre)
Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 1.3 pontos, 1.9 rebotes, 0.7 assistências e 35% de aproveitamento nos arremessos em 14 jogos
Dispensado pelo Golden State Warriors, Anderson Varejão continua sem contrato para o restante da temporada 2016-17. Longe do auge físico e da qualidade defensiva mostrada no início da década, o pivô brasileiro não deve ser contatado até a próxima agência livre.