Brasil perde para a Sérvia no último amistoso antes do Mundial

Seleção brasileira encerra preparação para a Copa do Mundo; estreia será no próximo domingo (26), contra o Irã

Brasil sérvia amistoso mundial Fonte: Divulgação / CBB

No último amistoso preparatório para o Mundial de Basquete, o Brasil perdeu para a Sérvia por 89 a 85, nesta segunda-feira (21), pela Solidarity Cup, disputada na China. A seleção fez bom jogo, sobretudo no segundo tempo, mas não conseguiu reverter a vantagem construída pelo adversário nos primeiros quartos.

Vítor Benite foi o cestinha do Brasil no amistoso contra a Sérvia antes do Mundial. O ala-armador terminou com 17 pontos. Bruno Caboclo também foi destaque. Isso porque o ala-pivô anotou 16 pontos e pegou oito rebotes. Além disso, Raulzinho, com mais minutos em quadra do que em outros jogos, fez 11 pontos e distribuiu sete assistências.

Yago Mateus, por sua vez, converteu bolas importantes no último quarto. Como resultado, terminou com dez pontos e quatro assistências. O pivô Tim Soares foi o último jogador da seleção com mais de dois dígitos. Afinal, fez dez pontos.

Publicidade

“Mais do que os rivais duríssimos, a maneira como jogamos é muito positiva. Pudemos fazer todos os testes, analisar o grupo, e temos um saldo muito positivo dessa preparação. Vamos fortes para o Mundial. Sabemos o tamanho do desafio, dos rivais, mas com muita confiança. O grupo que já mostrou o que pode entregar”, afirmou o técnico Gustavo De Conti após o jogo.

Leia mais!

A seleção fez jogo duro contra uma das potências europeias. A partida, então, foi decidida apenas nos segundos finais. As faltas, aliás, foram importantes para o resultado. A Sérvia anotou 31 pontos em lances livres. Mas no geral, o time se comportou bem. Prova disso, são os números superiores em rebotes (33 x 24) e assistências (21 x 16).

Publicidade

Então, o Brasil encerra sua preparação para a Copa do Mundo FIBA. Ao todo, a seleção fez cinco amistosos. Em Melbourne, na Austrália, venceu os donos da casa, a Venezuela e o Sudão do Sul. Já em Shenzhen, na China, foi derrotado por Itália e Sérvia. Ou seja, foram três vitórias em cinco jogos.

Copa do Mundo

O próximo desafio já será válido pelo Mundial. O Brasil estreia na competição no próximo domingo (26). O jogo de abertura será contra o Irã, às 6h45, com transmissão da ESPN.

Publicidade

No grupo G, a seleção brasileira ainda enfrenta a Espanha, no dia 28, às 10h30. Por fim, fecha a primeira fase contra a Costa do Marfim, no dia 30, às 6h45. Todos os horários são de Brasília.

Vale lembrar que as duas melhores seleções das Américas no Mundial garantem vaga para as Olimpíadas de Paris em 2024. No entanto, há uma segunda chance de conquistar a vaga. Afinal, os times que não se classificarem via Copa do Mundo, disputarão o Pré-Olímpico repescagem. O torneio terá seleções de todos os continentes.

Publicidade

Brasil 85 x 89 Sérvia

Brasil

Vítor Benite: 17 pontos
Bruno Caboclo: 16 pontos e oito rebotes
Raulzinho: 11 pontos e sete assistências
Tim Soares: 10 pontos
Yago Mateus: dez pontos e quatro assistências
Gabriel Jaú: oito pontos e três rebotes

Publicidade

Sérvia

Filip Petrusev: 17 pontos
Aleksa Avramovic: 14 pontos
Nikola Jovic: 11 pontos
Ognjen Dobric: 11 pontos

O jogo

O Brasil fez um bom primeiro quarto e conseguiu dificultar os ataques sérvios. Mas a seleção europeia soube aproveitar os lances livres, já que a seleção cometeu muitas faltas. Ainda assim, o time de Gustavinho rodou bem a bola e não deixou o rival desgarrar do placar. 21 a 20 Sérvia.

Publicidade

O segundo quarto continuou disputado, mas com os sérvios se mantendo à frente do placar. A defesa brasileira, no entanto, não conseguiu neutralizar os ataques do adversário. Na maioria dos lances, aliás, com falta. Então, o rival soube aproveitar as oportunidades em lances livres para abrir vantagem. Por outro lado, a seleção não soube aproveitar o alto número de infrações que os árbitros davam. Ou seja, faltou agressividade no ataque. Ainda assim, não desgarrou do placar 45 a 38 Sérvia.

Na volta do intervalo, o Brasil continuou com dificuldades contra a marcação sérvia. Em quatro minutos, foram apenas quatro pontos. Então, o rival conseguiu uma corrida de 10 a 4, ampliando a diferença. Sem criatividade em jogadas, o jogo se tornou ainda mais físico. A seleção conseguiu encurtar a diferença na metade do quarto, sobretudo, com jogadas envolvendo Bruno Caboclo. No entanto, a defesa não funcionava e os sérvios seguiram pontuando. 64 a 59 Sérvia.

Publicidade

O último quarto começou quente nas bolas de três. O Brasil, com três consecutivas, virou o jogo. A marcação melhorou e o adversário passou a ter mais dificuldade para pontuar. A seleção ganhou rebotes e conseguiu ataques mais organizados. Assim, a desvantagem era de apenas dois pontos na metade do período.

A reta final do jogo foi disputada. Isso porque houve constantes trocas de liderança. O jogo foi empatado ao minuto final, mas Jovic anotou uma bola de três pontos que colocou a Sérvia em vantagem. Além disso, na posse seguinte, o Brasil desperdiçou o ataque em lance polêmico. Na sequência, mais uma decisão polêmica da arbitragem e o adversário foi para a linha do lance livre. Yagoa ainda manteve o Brasil vivo no jogo. Mas os sérvios não desperdiçaram a última bola e conquistaram a vitória.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários