O novo técnico do Brasil, Aleksandar Petrovic, anunciou, nesta quarta-feira (15), os jogadores convocados para a disputa do Pré-Olímpico de basquete masculino. Ao todo, o croata selecionou 17 nomes para o torneio que vai definir a participação da seleção em Paris 2024. No entanto, apenas 12 poderão estar presentes. Portanto, até a disputa da competição, cinco atletas devem ser cortados.
A base do grupo é a mesma que disputou a Copa do Mundo em setembro de 2023. Mas, há novidades. Mãozinha, que teve ótima passagem pelo Memphis Grizzlies é a principal adição. Gui Deodato, Elinho Corazza e Alexey Borges também são novos nomes. Voltando de lesão, sofrida no Mundial, Raulzinho também estará no elenco.
“É uma mescla de jovens e veteranos, de atletas que conheço e que sabemos o potencial. Um grupo interessante para a disputa. Esse será o meu quarto torneio. Mas, ele é muito específico. Temos que ter atenção, sobretudo no primeiro jogo, contra Montenegro. Para, assim, podermos buscar uma vaga na semifinal e escapar da Letônia neste estágio”, comentou o Petrovic.
Vale lembrar, ainda, que é a última chance do Brasil ser representado no basquete em Paris. Isso porque a seleção feminina não conseguiu vaga. Da mesma forma, os times de 3×3 também não se classificaram.
O Brasil disputa do Pré-Olímpico de basquete entre os dias 2 a 7 de julho. Mas, antes, fará uma sequência de amistosos preparatórios programados pela CBB. Todos, aliás, contra times europeus. A seleção masculina fará dois jogos na Croácia. O primeiro, contra a Polônia, no dia 24 de junho. Posteriormente, enfrentará os donos da casa, no dia 26 do mesmo mês. No dia 28 de junho, a equipe viaja para a Eslovênia quando enfrenta o time da casa.
Leia mais!
- Com novo técnico, seleção brasileira fará amistoso contra Luka Doncic
- NBB: Bauru elimina Vasco e semifinais dos playoffs estão definidas
- FIBA aponta possível manipulação de resultado no NBB
No torneio qualificatório para as Olimpíadas, por sua vez, o Brasil terá Montenegro e Camarões na primeira fase. No cruzamento de semifinais, pode encarar Letônia, Filipinas ou Geórgia. Vale lembrar que apenas o campeão se classifica para Paris 2024. No último Pré-Olímpico, o Brasil chegou à final contra a Alemanha, atual campeã do mundo.
Será o primeiro trabalho de Petrovic após seu retorno à seleção. Isso porque, Gustavo De Conti, que comandava o Brasil nos últimos dois anos, acabou demitido em meados de abril. O veterano treinador croata, por outro lado, esteve no último ciclo olímpico.
Por fim, comandados de Petrovic estrearão no torneio qualificatório no dia 2 de julho, contra Montenegro, às 9h30. No dia 4, às 13h, o rival é Camarões. Avançando às semifinais, o Brasil pega Letônia, Geórgia ou Filipinas. A final acontece no dia 7 de julho. Mas, apenas o campeão avança à Paris 2024.
Veja os convocados
Armadores
Marcelo Huertas (Tenerife, ESP)
Alexey Borges (Hakro Merlins, ALE)
Yago dos Santos (Estrela Vermelha, SRB)
Elinho Corazza (Corinthians)
Raulzinho (agente livre)
Georginho de Paula (RatioPharm Ulm, ALE)
Alas
Didi Louzada (Flamengo)
Vitor Benite (Zunder Palencia, ESP)
Léo Meindl (Tokyo, JPN)
Gui Deodato (Flamengo)
Gui Santos (Golden State Warriors)
Pivôs
Lucas Dias (Sesi Franca)
Gabriel Jaú (Flamengo)
Tim Soares (Nagoya, JPN)
Bruno Caboclo (Partizan, SRB)
Mãozinha (agente livre)
Cristiano Felício (Granada, ESP)
Confira o chaveamento do Pré-Olímpico
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA