Jim Boeheim alcança a 900ª vitória da carreira
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=FmJjCCK6Mjw]
Jim Boeheim tornou-se o terceiro técnico da história da primeira divisão da NCAA a conquistar 900 vitórias. A marca foi alcançada na última segunda-feira, quando comandou o triunfo da Universidade de Syracuse sobre Detroit, por 72 a 68. Os outros dois treinadores a registrarem tal número foram Mike Krzyzewski e Bob Knight.
Na entrevista coletiva pós-jogo, Boeheim preferiu minimizar o grande feito e passar o foco para o time. “Para ser honesto, não importa se eu consegui vencer 700 ou 800 duelos. A razão pela qual venci 900 vezes é que fiquei aqui muito mais tempo do que imaginava que ficaria. Esse é apenas um número para mim. E os únicos números que importam são os da equipe”, afirmou o profissional de 68 anos.
Boeheim lidera a primeira divisão do basquete universitário em partidas vencidas por uma única instituição (sua carreira inteira – acadêmica, inclusive – foi trilhada em Syracuse) e em participações no Torneio da NCAA (29).
Myck Kabongo está suspenso até fevereiro
Após meses de investigação, a NCAA anunciou que o armador Myck Kabongo está suspenso por 23 jogos da temporada da Universidade do Texas. O atleta de 20 anos violou a regra de amadorismo da associação ao participar de um treinamento particular “bancado” pelo agente Rich Paul. Além disso, ele mentiu aos investigadores sobre o caso para evitar uma punição.
Fora de ação neste início de temporada, Kabongo já cumpriu 11 jogos da suspensão. Assim, o armador estará liberado para retornar ao time no dia 13 de fevereiro do ano que vem, quando sua equipe encara Iowa State.
“Nós estamos agradecidos que tudo tenha se resolvido e feliz por ter Myck de volta para uma parte importante da temporada. Gostamos de sua atitude nesta situação”, declarou o diretor atlético da universidade, DeLoss Dodds, em nota oficial. Além da suspensão, Kabongo vai ter que fazer uma doação de US$475 a uma instituição de caridade.
Ben Howland minimiza rumores de demissão
Nos últimos dias, rumores de que o técnico Ben Howland estaria sob risco de ser demitido abalaram o ambiente da UCLA. O treinador, porém, não está preocupado. Há dez anos no comando do programa, ele espera ter seu trabalho avaliado – como sempre – no fim da temporada.
“Eu não posso ajudá-los com nada de substancial sobre o que vem sendo divulgado por aí. Desde que estou aqui, tudo acontece da mesma forma: seu rendimento é analisado ao término das temporadas”, falou Howland, minimizando os rumores.
UCLA venceu oito de seus primeiros 11 compromissos na campanha 2012-13. O recorde é apenas o sexto melhor da conferência Pac 12.
Jamal Coombs-McDaniel não jogará nesta temporada
As notícias ruins continuam a se acumular na Universidade de Hofstra. Após perder quatro jogadores sob acusações de roubo no campus, o técnico Mo Cassara terá que administrar mais uma importante “baixa” no elenco. O ala Jamal Coombs-McDaniel, que chegou ao time transferido de Connecticut, não entrará em quadra nesta temporada por conta de problemas não-especificados nos joelhos.
Agora, Cassara só possui sete atletas com bolsas de estudo na equipe. Não por acaso, Hofstra vem fazendo campanha muito ruim na atual temporada: três vitórias e oito derrotas.