A seleção australiana foi uma das sensações das Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas viu sua participação no torneio terminar de uma forma traumática. O time perdeu a disputa pela medalha de bronze para a Espanha por um ponto de diferença, após a marcação de uma falta controversa dar dois lances livres a Sergio Rodriguez com cinco segundos para o fim da partida. Para o veterano Andrew Bogut, a arbitragem prejudicou a Austrália muito além da reta final do confronto.
“Eles caiam, recebiam faltas e cobravam lances livres o jogo inteiro. Batiam para dentro e falta. É inacreditável. É sempre difícil jogar assim, com várias marcações questionáveis contra você. Mas isso é o basquete FIBA, né? Eu não esperava nada além disso da arbitragem da FIBA”, disparou o pivô do Dallas Mavericks, que foi eliminado do jogo com cinco faltas depois de apenas 14 minutos de ação.
Foi a quarta vez que a Austrália disputou a decisão do terceiro lugar nas Olimpíadas e, mais uma vez, a medalha de bronze não veio. “Não existe nada de positivo a ser tirado daqui. Ficar entre os quatro primeiros pode parecer ótimo para muitos, mas nós estamos apenas decepcionados por não termos feito história para nosso país”, lamentou um dos líderes e mais experientes jogadores australianos.