Uma semana depois da demissão de Scott Brooks, o Oklahoma City Thunder já fechou a contratação de um novo treinador. Segundo o repórter Adrian Wojnarowski, do Yahoo! Sports, Billy Donovan foi o escolhido para assumir o cargo. O contrato dele com a franquia é válido por cinco temporadas.
Donovan, que comandou o Florida Gators, da NCAA, por quase 20 anos, não tem experiência no basquete profissional. No ano passado, o Cleveland Cavaliers e o Minnesota Timberwolves chegaram a demonstrar interesse na sua contratação.
De acordo com a ESPN, Donovan, de 49 anos, foi o único treinador com quem o Thunder entrou em contato desde que o cargo ficou vago. Scott Brooks teve a demissão anunciada após uma temporada em que a equipe foi prejudicada por importantes contusões e ficou de fora dos playoffs. Em sete anos como técnico de Oklahoma City, Brooks chegou às finais da NBA uma vez e às finais da conferência Oeste em outras duas temporadas.
Nos últimos 12 meses, Donovan e o Florida Gators já vinham firmando um relacionamento próximo com o GM Sam Presti e o Thunder. Nesse período, dois membros da comissão técnica da equipe universitária foram contratados por Oklahoma City. Mark Daigneault é o treinador da equipe da D-League e Oliver Winterbone é analista de dados.
Donovan vem de uma temporada difícil com o Gators, quando teve um recorde de 16-17 e deixou de classificar a equipe para a pós-temporada apenas pela segunda vez em 19 anos.