As grandes narrativas da liga atualmente giram em torno de rumores, supertimes, contratos máximos e pedidos de troca de astros. Mas, andando na contramão, os campeões da temporada são o total contrário disso. E, por isso, o lendário Charles Barkley não poderia estar mais feliz com esse resultado. O ex-atleta revelou que comemorou o primeiro título do Denver Nuggets e Nikola Jokic na NBA.
“Com todas as besteiras que repercutem na liga, o título conquistado por Denver e Nikola deixa-me feliz. Foi uma vitória, afinal, sem drama. Sem esses supertimes. Jogadores como ele e Giannis Antetokounmpo, nesse sentido, fazem sentir-me bem com o basquete. É o esporte simplesmente como deve ser”, desabafou o analista da TNT, em recente participação no podcast de Bill Simmons.
Muitas pessoas, no entanto, ficaram bem contrariadas em ver Jokic como campeão da NBA. A falta de vibração do astro sérvio com a conquista chamou a atenção nas redes sociais e atraiu reações muito diversas. Houve quem sentiu-se ofendido, por exemplo, por essa reação pouco efusiva. Para Barkley, o comportamento do pivô em relação ao jogo é o que realmente o torna uma figura especial.
“Nikola está contente se anotar 30 ou 20 pontos, pegar 17 ou 12 rebotes, distribuir 12 ou 15 assistências. Isso porque essas estatísticas realmente não lhe importam. Tanto faz. E, se você não consegue apreciar esse tipo de postura, então não sabe nada sobre basquete. Esse desprendimento é o aspecto mais brilhante, aliás, do seu jogo”, elogiou o integrante do Hall da Fama.
Leia mais
- “Nikola Jokic é o melhor jogador da NBA atualmente”, crava comentarista
- Para Isiah Thomas, atuação nas finais transforma Nikola Jokic em lenda da NBA
- “Nikola Jokic não queria ser MVP na última temporada”, garante ex-companheiro
“Anti-atleta”
O sucesso de Jokic expõe, de certa forma, uma maneira diferente de ver basquete para os norte-americanos. Barkley acredita que a formação de jogadores nos EUA está muito focada no desenvolvimento físico-atlético. O pivô, por outro lado, tem um jogo totalmente avesso a isso. Mas o que falta-lhe em atributos naturais, sobra em termos de entendimento e base de jogo.
“A excelência do jogo de Nikola é linda de assistir. Ele destoa porque todo mundo se apaixona por esses atletas que correm rápido e saltam alto. Vejo muitos jogos terríveis durante a temporada, pois esses garotos simplesmente não tem ideia de como se joga. Nikola comprova que você não precisa ser o mais rápido e atlético, mas ser quem entende melhor o basquete”, explicou o veterano.
O ex-jogador, nesse sentido, vai além em sua análise. Ele acredita que a falta dos atributos físico-atléticos faz com que Jokic seja um ótimo companheiro de equipe. “Nikola é o melhor pivô passador que já vi nesse jogo. Mas, mais do que isso, ele parece ser alguém com quem é divertido jogar. Pois sabe usar a sua técnica por e para todos”, completou o polêmico comentarista.
Novo Duncan
O título da NBA com o Nuggets consolidou Nikola Jokic entre os melhores jogadores do planeta. Mas, na visão de Barkley, o seu sucesso é mais simbólico do que outros atletas da atualidade. Mostra que, na era das redes sociais, ainda é possível chegar ao topo mesmo negando os holofotes. Prova que a quadra ainda está em primeiro lugar, assim como outro craque da liga nesse século.
“De certa forma, Nikola sempre me lembrou Tim Duncan. Tim era o ótimo jogador mais sem drama que já acompanhei. O seu auge passou, outros atletas do elenco passaram a comandar o Spurs, mas ninguém nem percebeu. Ele só queria vencer, assim como Nikola agora. A beleza do seu jogo, para resumir, é que tudo é só basquete”, finalizou o ídolo do Phoenix Suns.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol