A Venezuela surpreendeu a seleção do Canadá na noite de sexta-feira e garantiu sua presença nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. O time venezuelano superou o principal candidato ao título da Copa América por 79 a 78 com 20 pontos de Windi Graterol e outros 19 de Heissler Gillent. Pelo Canadá, o pivô Kelly Olynyk, do Boston Celtics, foi o maior destaque, com 34 pontos e 13 rebotes.
O primeiro tempo foi marcado por muito equilíbrio e a Venezuela acabou ficando na frente por 38 a 37. Na volta do intervalo, Nestor Colmenares acertou dois lances livres e a vantagem subiu para cinco pontos, mas o Canadá virou para 60 a 58.
No último quarto, Olynyk colocou sua equipe na frente por 75 a 68, restando pouco mais de três minutos para o fim. Entretanto, a Venezuela reagiu e não permitiu que seu adversário pontuasse nos próximos dois minutos e retomou a frente, agora por 76 a 75. Olynyk ainda trouxe o Canadá para a liderança novamente, mas Gillent deixou o marcador em 78 a 77. Então, Andrew Nicholson, do Orlando Magic, teve a chance de matar o jogo com dois lances livres, mas ele errou um deles e a partida estava empatada em 78, com 25 segundos para acabar. Guillent tentou de três no último segundo, mas falhou. A bola sobrou para Gregory Vargas, que sofreu falta de Aaron Doornekamp. O venezuelano acertou o primeiro e errou o segundo lance livre, dando números finais ao embate, e garantindo a vaga.
Já na segunda semifinal, os argentinos superaram os donos da casa por 78 a 70, com mais uma bela apresentação do ala-pivô Luis Scola. O atleta do Toronto Raptors 18 pontos e dez rebotes, enquanto Andres Nocioni ficou com dez pontos e 13 rebotes. Já o armador Facundo Campazzo, obteve 15 pontos e oito assistências em um de seus melhores jogos na competição. Pelo México, Gustavo Ayon esteve abaixo da média e foi muito bem marcado pelos adversários. O ex-jogador da NBA ficou com oito pontos, 12 rebotes e cinco passes decisivos. Jorge Gutierrez, do Milwaukee Bucks, foi o cestinha da equipe mexicana, com 17 pontos. Ele ainda roubou quatro bolas.
Venezuela e Argentina decidem o título neste sábado, às 22h30 (horário de Brasília).