Atletas aprovam início da temporada em 22 de dezembro

Com risco de altas perdas financeiras, Associação dos Jogadores cede e aceita iniciar nova campanha da NBA antes do Natal

Fonte: Com risco de altas perdas financeiras, Associação dos Jogadores cede e aceita iniciar nova campanha da NBA antes do Natal

A NBA deu o passo decisivo para confirmar a retomada de seu calendário de jogos antes do Natal, com curtíssimo período de férias, na noite dessa quinta-feira. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, a Associação dos Atletas “cedeu” e aprovou que o início da temporada aconteça em 22 de dezembro. A nova data de recomeço vai permitir que tenhamos a tradicional, aguardada e (muito) rentável rodada natalina.

Pela proposta da alta cúpula da NBA, a próxima temporada terá 72 partidas para cada equipe e terminaria antes das Olimpíadas de Tóquio, em julho. “Detalhes adicionais ainda serão negociados e a Associação dos Jogadores está confiante de que as partes chegarão a um acordo sobre as questões relevantes pendentes para que a próxima temporada aconteça dentro do planejado”, afirmou a diretora executiva da união, Michelle Roberts.

A ideia inicial dos atletas era ter as partidas reiniciadas no feriado de Martin Luther King, em 18 de janeiro, outra data importante para a NBA. Eles voltaram atrás no plano, porém, diante da projeção de perderem até 40% de seus salários regulares com o adiamento. Retornando antes do Natal, essa redução estaria encaminhada para ser de apenas 18% e os donos de times poderiam distribuir esse “desconto” gradualmente ao longo de cinco temporadas.

Publicidade

Agora, a NBA começa a correr contra o tempo para conseguir aparar as distorções criadas pelas mudanças na temporada no acordo coletivo de trabalho da liga. Os jogadores e donos de franquias estão adiando a possível renegociação da CBA no aguardo de um acerto sobre a campanha. É preciso definir, além disso, como vai ficar o teto salarial com as reduções drásticas de receita causadas pela pandemia do coronavírus.

O calendário da liga também tende a tornar-se apertadíssimo de agora em diante para comportar a retomada da temporada em pouco mais de um mês. É esperado que a agência livre seja aberta dentro de duas semanas, já no fim de semana após o draft, e o período de moratória para trocas seja concluído antes do recrutamento. Os times estariam agendados para se reapresentarem e iniciar o período de pré-temporada no primeiro dia de dezembro.

Publicidade

A NBA chegou a projetar um retorno da temporada apenas em janeiro ou fevereiro, visando ter público nos ginásios, mas a força do coronavírus e manutenção das leis de distanciamento social forçaram a associação a rever esses planos. A liga aposta que, com um retorno em 22 de dezembro e a realização da rodada de Natal, poderá conseguir aumento de receitas de até US$1 bilhão em relação a um início depois da virada do ano.

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA, inclusive rumores quentes do boletim do draft: 

Publicidade

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook 

 

Últimas Notícias

Comentários