O assistente técnico do Utah Jazz, Keyon Dooling, foi preso nessa quarta-feira (27) acusado de fraude, de acordo com a ESPN. Ainda segundo a publicação, o ex-vice-presidente da Associação de Jogadores da NBA (NBPA) foi incluído no caso que apura uma conspiração de ex-atletas para fraudar o Plano de Benefícios de Saúde e Bem-Estar da liga.
Dooling, que atuou por 13 temporadas na NBA (2000-2013), é suspeito de recrutar outros ex-jogadores para o esquema. Além disso, ele é acusado de receber propina de aproximadamente US$350 mil em troca do fornecimento de documentos falsos. Segundo as autoridades, o assistente do Jazz foi preso em Utah.
De acordo com a ESPN, Keyon Dooling trabalhou como conselheiro da NBPA e ajudava a supervisionar o departamento de saúde mental e bem-estar da Associação.
Esquema de fraude
Conforme a acusação feita pela Promotoria do Distrito Sul de Nova York, os suspeitos teriam enviado pedidos falsos de reembolso por serviços médicos e odontológicos. No entanto, eles nunca foram prestados. Dessa forma, os acusados teriam obtido cerca de US$5 milhões em receitas fraudulentas.
Ademais, em outubro do ano passado, outros 18 ex-jogadores da NBA foram detidos sob a acusação de fraude. O suposto líder da quadrilha seria Terrence Williams, 11ª escolha do Draft de 2009, e que teve passagens por New Jersey Nets, Houston Rockets, Sacramento Kings e Boston Celtics.
De acordo com a Promotoria, os acusados teriam feito o esquema entre 2017 e meados de 2020. Por fim, vale dizer que as acusações de fraude acarretam uma pena máxima de 20 anos de prisão.
Leia Mais
- Donovan Mitchell: “Eu e Gobert temos confiança mútua”
- Kendrick Perkins: “Jazz não me causa decepção nos playoffs”
- Dezoito ex-jogadores da NBA são presos acusados de fraude
Comunicado do Jazz sobre a prisão do assistente Keyon Dooling
Envolvido na série de playoffs contra o Dallas Mavericks, o Utah Jazz divulgou um comunicado a respeito da prisão do assistente Keyon Dooling.
“Keyon nos alertou sobre a situação na manhã dessa quarta-feira. É um caso relativo ao seu tempo na NBPA, antes de ele se juntar à nossa franquia (2020). Então, ele foi colocado em licença administrativa remunerada. Assim, devido ao processo legal em andamento, nos absteremos de fazer mais comentários”.
Confira quem são os 19 ex-jogadores da NBA acusados de fraude
– Terrence Williams
– Keyon Dooling
– Glen Davis
– Tony Allen
– Darius Miles
– Ruben Patterson
– Eddie Robinson
– Greg Smith
– Sebastian Telfair
– Jamario Moon
– Milt Palacio
– Alan Anderson
– Antoine Wright
– Shannon Brown
– Will Bynum
– Melvin Ely
– Chris Douglas-Roberts
– Tony Wroten
– Charles Watson Jr.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like, mas não se esqueça de ativar as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram
BR4BET