Parece certo que o Memphis Grizzlies vai fechar uma troca com Ja Morant antes do fim da janela de transferências. Afinal, com a saída de Jaren Jackson, o time deve passar por uma grande reconstrução no elenco. Mas a transação do ala-pivô fez mais do que quase confirmar que o armador também vai embora. Segundo Shams Charania, da ESPN, as expectativas em torno da negociação do atleta mudaram.
“Ja é um dos grandes nomes disponíveis no mercado e a tendência é que saia troca até quinta-feira. Memphis, por enquanto, avalia as propostas de várias equipes. Mas já não há tanta necessidade de ativos diretos. Com a saída de Jaren, a franquia já passou a ter 12 escolhas de primeira rodada nos próximos drafts. Além disso, possui uma exceção salarial para trocas de US$28,8 milhões”, explicou o jornalista.
O Grizzlies já tenta negociar Ja Morant há algumas semanas e, a princípio, esbarra em um mercado bem difícil. Para começar, não existe um alto número de interessados pelo problemático astro. E as poucas ofertas que chegaram, assim como aconteceu com Trae Young, foram frustrantes. Isso não deve mudar. Mas, com os novos ativos, a franquia pode acertar um modelo diferente de troca.
“A saída de Jaren Jackson expandiu a flexibilidade financeira de Memphis, com vínculos expirantes e a exceção que já citei. Isso permite que o time, se quiser, já aceite assumir alguns contratos ruins por Ja para adquirir escolhas de draft. Um valor que, certamente, não chegaria pelo armador por si só. Então, vamos ver o que acontece. Mas está claro que vai ser uma grande reformulação”, completou Charania.
Leia mais sobre Ja Morant
- Heat quer pagar “preço de Trae Young” em troca por Ja Morant
- Pelicans e Grizzlies negociam troca centrada em Ja Morant
- “Ja Morant desistiu do Grizzlies”, dispara analista da NBA
Confirmação
Não é só Charania, aliás, que trabalha com essa nova perspectiva. Brian Windhorst, da ESPN também, garante que essa é uma visão coletiva nos bastidores. Todos os rivais esperam que a abordagem do Grizzlies mude, nem que seja um pouco, quanto a troca de Ja Morant. A saída de Jackson, em síntese, alivia a folha salarial da equipe de uma forma até maior do que se pensa.
“A impressão nos bastidores é que essa troca muda o que podemos esperar de retorno por Ja. Memphis buscava, a princípio, o maior número de ativos possível. E, para ser sincero, isso não ia rolar porque o seu valor de mercado é baixo. A expectativa é que vão aceitar pegar alguns vínculos com maior duração agora, pois não vão mais pagar aquela extensão de mais de US$200 milhões de Jaren”, contou o repórter.
Por isso, Windhorst aposta que o Grizzlies vai retomar as conversas de troca por Ja com se partisse do zero outra vez. “Eu acho que as negociações recomeçam agora com uma postura diferente de Memphis. Muita gente na NBA imagina que Ja vire uma peça quase que só financeira. Eles vão usar o seu contrato para ‘bater’ salários e, com isso, conseguir os ativos que miravam lá no início”, concluiu.
Sacramento
Os interessados em Morant são poucos, de fato, mas existem. Segundo Sam Amick, do site The Athletic, um dos mais engajados seria o Sacramento Kings. Mas, para que uma negociação saísse, parecia claro que o Grizzlies teria que assumir algum tipo de contrato de maior duração. Ou seja, depois da troca de Jackson, pode-se dizer que a situação melhorou para que o negócio avance.
“Eu posso dizer que, por ora, Sacramento não fechou a porta para uma investida por Ja. Esse interesse mínimo se baseava, em particular, na ideia de que o custo pudesse ficar tão baixo que seria uma aposta imperdível. Mas, antes da troca de Jaren, todos viam o negócio com mais pessimismo. Agora, a chance de Memphis aceitar pegar um contrato como o de Zach LaVine, por exemplo, já aumentou”, apontou o jornalista.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

