Nesse fim de semana tivemos quatro confrontos válidos pela primeira fase da segunda edição da Copa Super 8, torneio “mata-mata” de meio de temporada organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), e que dará ao campeão uma vaga na próxima edição da Champions League Américas.
São Paulo 68 x 82 Minas
No primeiro jogo da rodada de sábado (4), na capital paulista, o São Paulo recebeu o Minas Tênis Clube, num confronto entre o terceiro e o sexto colocado respectivamente no primeiro turno do NBB.
Com um primeiro período arrasador, o Minas começou os trabalhos abrindo uma corrida de 12 a 0 no placar, que mais tarde, ao final do quarto, resultou no placar de 23 a 6 para os visitantes.
A partir daí, o time comandado por Cláudio Mortari não se encontrou mais. O time paulista correu atrás do prejuízo acumulado no primeiro período durante todo o jogo. Georginho ainda teve uma boa atuação, com 21 pontos, oito rebotes e cinco assistências, mas não foi o suficiente para a vitória e a classificação paulista dentro de um Morumbi lotado, com mais de duas mil pessoas presentes para apoiar a equipe tricolor.
No fim, 82 a 68 para o Minas, que sem a presença de Leandrinho Barbosa, ainda sentindo a lesão na lombar, contou com grande atuação do norte-americano Brent Jackson. O ala-armador saiu do banco no segundo quarto, matou três bolas de três consecutivas e freou a reação do time paulista. Com 18 pontos, Jackson foi o destaque da partida. Gui Deodato ainda contribuiu com mais 18 pontos e Tyrone, com um duplo-duplo (16 pontos e dez rebotes), também foram peças fundamentais no triunfo mineiro fora de casa.
https://www.youtube.com/watch?v=MyPAn5nS3rk
Destaques
São Paulo
Georginho: 21 pontos, oito rebotes, cinco assistências e cinco bolas de três pontos convertidas
Shamell: 15 pontos
Léo Meindl: 13 pontos e oito rebotes
Minas
Gui Deodato: 18 pontos e sete rebotes
Brent Jackson: 18 pontos e quatro bolas de três pontos convertidas
Tyrone Curnell: 16 pontos, dez rebotes e dois tocos
Devon Scott: 11 pontos, oito rebotes e cinco assistências
Franca 91 x 86 Unifacisa
Do outro lado da chave, em Franca, o time da casa que terminou o primeiro turno do NBB na segunda colocação, recebeu a equipe paraibana da Unifacisa, sétimo lugar.
Após começar perdendo por 11 a 0, a equipe da Unifacisa matou 10 bolas de três em 18 tentativas, pegou seis rebotes ofensivos e forçou Franca a cometer seis erros em dois quartos. No intervalo, a equipe visitante abriu dois pontos: 45 a 43.
Na volta dos vestiários, David Jackson, o ala norte-americano de Franca, assumiu a responsabilidade. O camisa 32 anotou 16 dos seus 28 pontos nos dois últimos períodos e contou com a ajuda de Luciano Parodi, o armador uruguaio, que saiu do banco e contribuiu com mais 16 pontos e seis assistências.
No fim, 91 a 86 Franca, que com a classificação, enfrenta o Minas, também no Pedrocão, nesta terça-feira (7), às 20h, com transmissão do Facebook do NBB, em partida válida por umas das semifinais da Copa Super 8.
Destaques
Franca
David Jackson: 28 pontos e sete rebotes
Luciano Parodi: 16 pontos e seis assistências
Rafael Hettsheimeir e Jimmy: 11 pontos e quatro rebotes cada
Unifacisa
Douglas Nunes: 17 pontos
Pepo Vidal: 16 pontos, cinco rebotes, nove assistências e quatro bolas de três pontos convertidas
Nate Barnes: 16 pontos e seis assistências
Gemadinha: 13 pontos
Mogi 71 x 77 Pinheiros
Já no domingo (05), mais dois jogos foram disputados. O primeiro foi entre Mogi, quarto colocado, e Pinheiros, quinto colocado, no duelo mais equilibrado até então nessa primeira fase do Super 8.
No ginásio Hugo Ramos, a equipe da casa começou abrindo os trabalhos. Ao fim do primeiro tempo, a equipe comandada pelo técnico Guerrinha abriu cinco pontos de vantagem e foi para os vestiários a frente do placar por 38 a 33, com destaque para os 14 pontos e quatro rebotes de Danilo Fuzaro, além de 13 pontos do Jogador do Mês de Dezembro, André Góes.
Na volta, o Pinheiros armou uma ótima defesa, forçou a equipe mogiana a cometer 15 erros na partida, além de dominar a luta na tábua de rebotes. Ao todo, foram 40 rebotes, sendo 14 deles na tabela ofensiva.
No fim, vitória espetacular da equipe do Pinheiros: 77 a 71, com destaque para os 17 pontos, sete rebotes e sete assistências de Corderro Bennett, que contou com a ajuda de seu compatriota Kenny Dawkins, com 14 pontos e cinco rebotes.
https://www.youtube.com/watch?v=-xUYUdhB62s
Destaques
Mogi
Danilo Fuzaro: 24 pontos e oito rebotes
André Góes: 20 pontos, cinco rebotes e quatro assistências
Gruber: 17 pontos e cinco rebotes
Pinheiros
Corderro Bennett: 17 pontos, sete rebotes e sete assistências
Kenny Dawkins: 14 pontos e cinco rebotes
Betinho: 13 pontos, seis rebotes e quatro assistências
Flamengo 86 x 66 Corinthians
No último jogo da primeira fase, o clássico das multidões. Na Arena Carioca, o Flamengo, primeiro colocado do turno, recebeu o Corinthians, o oitavo, reprisando a partida final do turno entre ambas as equipes.
Como no jogo do primeiro turno, a equipe corinthiana deu trabalho, chegou a abrir 12 pontos no segundo período mas, novamente, tomou a virada. Olivinha foi o motor do time do Flamengo no jogo. O ala-pivô anotou mais um duplo-duplo, com 24 pontos e 11 rebotes.
No fim, vitória fácil e tranquila do dos cariocas: 86 a 66, dentro de casa e com o recorde de público da torcida flamenguista no ano, mais de 2.300 espectadores na Arena Carioca I.
Com a vitória, a outra semifinal também está definida. O Flamengo recebe em casa, novamente na Arena Carioca, a equipe do Pinheiros na próxima quarta-feira (8), às 21h10, com transmissão do Fox Sports.
Destaques
Flamengo
Olivinha: 24 pontos, 11 rebotes e quatro bolas de três pontos convertidas
Marquinhos: 17 pontos, seis rebotes e quatro assistências
Léo Demétrio: 13 pontos
Eloy Vargas: 11 pontos e quatro rebotes
Corinthians
Kyle Fuller: 20 pontos e cinco bolas de três pontos convertidas
Wesley: 13 pontos e quatro rebotes
Abaixo, as datas, horários e canais de transmissão das semifinais da Copa Super 8:
Terça-feira (07/01):
Franca x Minas
Horário: 20h
Ginásio: Pedrocão
Transmissão: Facebook do NBB
Quarta-feira (08/01):
Flamengo x Pinheiros
Horário: 21h10
Ginásio: Arena Carioca 1
Transmissão: Fox Sports